16 de julho de 2011

Trufas de chocolate para uma bailarina




Eu já contei pra vocês que antes de vir morar em João Pessoa eu organizei uma festa de aniversário/brunch pra comemorar o aniversário de 4 anos de minha filha mais velha e marcar a saída de Brasília, lembram? Nessa festa eu fiz a maioria das comidas e dentre elas umas trufas de chocolate deliciosas. Eu refiz as trufas esses dias aqui em casa, apesar do certo trabalho que dá enrolar todas elas, só pra colocar a receita aqui no blog. Como está chovendo demais, não consegui tirar uma foto decente sequer. As fotos dessa postagem são do aniversário, que aconteceu há dois anos atrás. Foi uma festa linda, completamente cor-de-rosa. Ainda não adivinhou o tema da festa? Vai mais uma dica...


Trufas de chocolate

Ingredientes:

360 g de chocolate meio amargo
3/4 de xícara de creme de leite de soja
Cacau em pó para cobrir as trufas
Manteiga para untar as mãos

Como fazer:

Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente o creme de leite e incorpore bem os dois ingredientes, até obter uma mistura lisa e homogênea. Coloque na geladeira até o chocolate endurecer. Unte as palmas das mãos com manteiga e faça bolas do tamanho de brigadeiros. Enrole as trufas no cacau em pó. Se estiver fazendo calor, talvez você precise recolocar o chocolate na geladeira antes de terminar de enrolar todas as trufas. Você pode também enrolar as trufas em coco ralado ou açúcar demerara.

A pequena queria comer todas as trufas...

E ainda roubou o tutu da bailarina...

13 de julho de 2011

Pão integral fácil, para Márcia



Márcia é uma leitora assídua do blog. Mas ela sempre me diz que minhas receitas não são simples... Essa receita de pão é pra você Márcia, e se você não achá-la simples, eu não sei mais o que fazer pra te convencer de que minha comida é simples!

Pão integral fácil

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícaras de água morna
1/2 xícara de óleo ou azeite
1 col. (sobremesa) de sal
1 pacotinho de fermento para pão
1 col. (café) de farinha e outra de açúcar



Como fazer:

Teste o fermento: misture as colheres de café de açúcar e de farinha em meia xícara de água morna (esse é o "mingau" do fermento). Dissolva o  fermento nesse preparado e espere espumar. Enquanto isso, misture as farinhas e o sal e reserve. Acrescente o óleo, o "mingau" de fermento e vá acrescentando o restante da água aos poucos, até formar uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos, até obter uma bola de massa bem lisa e elástica. Coloque a massa numa travessa grande, coberta com um pano de prato, e deixe crescer até dobrar de volume. Retire a massa da travessa, sovre mais um pouco e divida a massa em duas partes. Coloque cada parte numa forma de pão, cubra com um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume novamente.
Ligue o forno em temperatura bem alta. Deixe o forno esquentar por no mínimo 10 minutos. Abaixe a temperatura do forno até 200°C e coloque os pães para assar por aproximadamente meia hora, ou até o pão dourar.

9 de julho de 2011

Charada

Chegando de viagem, minha filha mais velha me fez a seguinte charada:

O que é, o que é...
Na cozinha é um tempero,
No jardim é uma flor,
E no rosto é uma marca...
?

Ela pediu: "mãe, coloca no seu blog para seus amigos adivinharem". E aí, alguém arrisca?

4 de julho de 2011

Creme de limão


Quando comprei aquele meu livro sobre comida francesa, os "Petits pots au citron" me deixaram com água na boca só de ler a receita. Não sei por que demorei tanto pra experimentá-la! Essa receita é bem prática, pois só leva ingredientes simples, e muito rápida.

Creme de limão

Ingredientes:

1 pera (você pode usar outras frutas, como pêssego, morangos, etc)
Casca e suco de três limões
150g de açúcar demerara
4 ovos
300 ml de creme de leite de soja
Açucar de confeiteiro para gratinar

Como fazer:

Ligue o forno a 160°C. Corte a pera em fatias e disponha em seis ramequins ou potinhos que possam ir ao forno. Misture a casca ralada e o suco dos limões (eu usei dois limões taiti e um limão siciliano) com o açúcar e os ovos. Bata bem com um batedor de arame, e então acrescente o creme de leite de soja. Misture até obter um creme bem homogêneo. Disponha o creme nos ramequins. Coloque os potinhos numa travessa ou forma grande com água quente. Asse em banho-maria no forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até o creme ficar firme.
Retire do forno e deixe esfriar. Salpique açúcar de confeiteiro por cima dos ramequins e coloque no forno novamente na função gril, até o açúcar começar a dourar. Coloque pra gelar, e sirva frio. 


PS.: Vou passar uma semana isolada no interior de São Paulo, portanto não terei acesso ao blog. Caso você comente alguma receita, não se preocupe, o  comentário vai ser publicado assim que eu voltar, ok? Boa semana a todos!

2 de julho de 2011

Biscoitos de mãe

Lembra daquele post sobre creme de chocolate em que comentei a variedade limitada de biscoitos industrializados que existiam no mercado quando eu, e grande parte de vocês, éramos crianças? Eu comentei rapidinho que minha mãe fazia biscoitos? Pois é, eram dois: um de aveia, e um salgado, de queijo. O biscoito de queijo era muito elegante. Minha mãe espalhava a massa com um rolo até ela ficar bem fina, depois salpicava com queijo ralado, enrolava a massa como um mini rocambole e por fim cortava fatias dos "rocamboles". Botava pra assar em forno bem quente, e pronto. Era uma receita rara, dava trabalho pra fazer eu imagino... com duas crianças pra olhar, uma casa pra cuidar, não devia ser fácil arrumar tempo pra fazer os tais biscoitos... Mas minha mãe tinha certos rituais culinários que tinham que ser cumpridos...
Hoje vou contar o que aconteceu com o biscoito de queijo...
Primeiro, tiramos o queijo. Segundo, colocamos um pouco de farinha integral na massa. Terceiro, no lugar do queijo, colocamos cristais de sal misturadinho com ervas finas. Porque estou usando a primeira pessoa do plural ao invés da primeira pessoa do singular? Porque as mudanças foram feitas a 8 mãos: as minhas, as das minhas duas meninas e as da minha mãe, que veio passar uns dias conosco. Claro que a receita pra inaugurar a mamie tinha que ser de biscoitos, não é?

Biscoitos integrais de ervas finas

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
90 g de manteiga
2 gemas
4 col. (sopa) de água
1 col. (sobremesa) cheia de cristais de sal (pode ser sal fino de mesa, na medida de uma colher rasa)
3 col. (sobremesa) cheias de ervas finas ou qualuqer tempero verde seco (alecrim, tomilho, oréganos, herbes de provence, etc)


Como fazer:

Misture as farinhas. Corte a manteiga em pedaços e incorpore-a na farinha com as mãos, até formar uma farofa úmida. Adicione uma gema e misture bem. Por fim, acrescente a água e forme uma bola de massa. Se a massa ficar ainda quebradiça acrescente mais um pouquinho de água (vá acrescentando às colheradas, aos poucos, apenas até você conseguir formar uma bola de massa que não se quebra facilmente). Envolva a massa num filme plástico e coloque na geladeira pra gelar, por pelo menos uma hora.
Misture o sal com as ervas e reserve.
Abra a massa com um rolo numa superfície enfarinhada até chegar a uns 2 milímetros de espessura. Tente fazer um retângulo com a massa, assim, na hora de enrolar a massa, os rolinhos ficarão mais uniformes. Cubra a massa com um pouco da outra gema (com os dedos ou com um pincel culinário) e salpique por cima a mistura de sal e ervas, de forma a cobrir toda a superfície da massa.
Agora vem a parte boa... Vá enrolando a massa com cuidado, por cima dela mesma. Quando você obtiver um rocambole de uns 3 centímetros de diâmetro, corte a massa. Enrole o rocambole em filme plástico e coloque-o na geladeira. Faça o mesmo com o resto da massa, até acabar. Deixe os rocamboles na geladeira até ficarem bem firmes.
Quando estiverem bem durinhos, retire os rocamboles de massa da geladeira. Pré-aqueça o forno a 250°C, por uns dez minutos (enquanto corta os biscoitos). Corte os rocamboles em fatias de no máximo meio centímetro e disponha numa assadeira untada. Asse por uns 15 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno assim que estiverem prontos, vire-os (essa etapa é importante pois os biscoitos continuam assando, mesmo depois que retiramos a assadeira do forno) e deixe esfriar na própria forma.
Quando os biscoitos esfriarem (se sobrar algum daqui pra lá), guarde em vidro bem fechado, para manterem a crocância.


Obs.: o recheio pode variar: gersal, curry, canela com açúcar, chocolate em pó, etc, etc...