20 de março de 2012

Moussaka


Quando morei em Montpellier eu fui umas duas vezes num restaurante grego com meus amigos. Foi o único restaurante que cheguei a frequentar (se é que se pode dizer que ir duas vezes num lugar é "frequentar"...) nos dois anos e meio de vida em Montpellier. Orçamento de estudante não permite idas ao restaurante, mas nessas ocasiões fomos pra comemorar aniversários, e pra comemorar aniversário de amigo a gente quebra o cofrinho, não é mesmo?
Eu não lembro exatamente o que comi nas duas ocasiões, mas a minha memória não me faz esquecer do prazer em comer naquele lugar. Não sei o que comi, só sei que estava bom demais! O lugar também era um pouco mágico, no centro da cidade, numa daquelas ruelas escondidas de cidade antiga, e tinha uma ambientação bem aconchegante. Numa das duas ocasiões eu lembro de ter comido uma lasanha de berinjela chamada, em grego, de moussaka (em francês dá "mussacá", eheheheh). E mesmo sem ter a menor experiência com as panelas, eu e uma amiga tentamos replicar o prato em casa. Ficou, assim... interessante... mas nem chegou aos pés da original, imagine.... Depois que me familiarizei um pouco mais com assuntos culinários, tentei reproduzir a receita algumas vezes, sem chegar no sabor da moussaka que tinha comido lá no restaurante. 
E um dia... caí numa receita de moussaka autêntica e descobri que o tempero, óbvio, sutilmente era responsável pela originalidade do sabor. Não era só berinjela e carne moída. Era moussaka. 
Onde foi que eu achei a receita autêntica? Não vou dizer pra não parecer repetitiva...
Lembra daquele livro que minha tia me deu no Natal do ano passado?... ;)

Pra fazer a receita, os passos são parecidos com o preparo de uma lasanha convencional: faz-se a carne, o molho branco, e ao invés de preparar a massa de lasanha, prepara-se a berinjela. Não estranhe as fotos... Fiz uma metade com queijo ralado sim, mas foi só pra visita... ;)


Moussaka

Ingredientes:

Para a carne moída:

3 col. (sopa) de azeite de oliva
400g de carne moída
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
200g de polpa de tomate
1 folha de louro
1/2 col. (chá) de orégano
1 col. (café) de canela em pó 
sal a gosto 

Para o molho branco:
1 col. (sopa) de cebola picada
1 col. (sopa) de manteiga
3 col. (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de leite de soja não adoçado
Sal, pimenta do reino moída na hora e noz moscada raladinha na hora, tudo a gosto

Para as berinjelas:
3 berinjelas de tamanho médio
sal
azeite para fritar a berinjela

Farinha de linhaça ou de rosca para cobrir a lasanha

Como fazer:

Prepare a carne moída: refogue a cebola no azeite até amolecer. Adicione o alho e refogue um pouco mais. Acrescente a carne moída e refogue bem, até a carne ficar completamente cozida e a água do cozimento secar. Tempere com o louro, o orégano e a canela. Acrescente a polpa de tomate e deixe cozinhar por alguns minutos, até o molho secar um pouco. Coloque sal a gosto. Retire do fogo e reserve. 
Prepare o molho branco: Leve ao fogo a cebola e a manteiga. Quando a manteiga estiver completamente derretida e a cebola ligeiramente macia, polvilhe tudo com a farinha de trigo. Misture bem com uma colher de pau até a farinha ser toda incorporada na manteiga derretida. Você vai obter umas bolas de massa oleosa. Vá derramando o leite devagar, mexendo bem com um batedor de arame, até os grumos de farinha se dissolverem totalmente no leite (é interessante usar uma panelinha um pouco alta pra fazer o molho, assim você terá espaço pra mexer bem nesse momento). Quando o molho começar a engrossar desligue o fogo. Acrescente o sal, a pimenta e a noz moscada.
Prepare as berinjelas: corte as berinjelas no sentido do conprimento, em fatias de aproximadamente 1/2 cm de espessura. Salpique com sal e deixe que percam água em um escorredor  por alguns minutos. Unte uma frigideira grande anti-aderente com azeite e frite as fatias de berinjela até amolecerem um pouco.
Para montar a lasanha: unte uma travessa com um pouco de azeite e disponha uma camada de fatias de berinjela. Cubra com carne moída e depois com molho branco. Repita as camadas finalizando a montagem com uma camada de molho branco. Cubra a lasanha com farinha de rosca ou de linhaça e coloque em forno pré-aquecido a 180°C por meia hora ou até dourar.
Sirva com arroz branco ou macarrão com azeite e alho.

7 de março de 2012

Bolo da minha tia


Um tempo atrás eu li num blog uma postagem que tentava polemizar sobre os direitos autorais das receitas. Achei o tema um pouco absurdo, mas depois de acompanhar vários blogs e sites sobre comida, e de aumentar minha fileira de livros de receitas da minha estante, percebo que há sim, uma certa relevância em considerar o autor da receita que se está fazendo, sobretudo se estamos lidando com ferramentas de propagação de informação como a internet. Algumas receitas que vejo, e como, por aí vem (nada mais nada menos) de livros consagradíssimos, como o tal "Dona Benta", do qual já comentei com vocês. Vou parecer propaganda retrô, mas alí está a fonte de todas as receitas que se comem em qualquer casa brasileira normal... Daí, você faz a receita, bota outro nome e diz que é receita sua. Legal?
O que tudo isso tem a ver com a receita de hoje? A receita de hoje eu comi na casa da minha tia (a mesma que me deu o livro acima...) mas não é dela. E quando comentei com ela que iria colocar a receita no blog, do jeitinho que ela me mandou (literalmente, fiz um copiar/colar!), ela foi logo dizendo que a receita não era dela, mas do aluno dela! Então, desculpe aluno, mas a minha receita eu vou chamar de Bolo de Berta.

Bolo de Berta

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo (pode ser usado 1 de integral e 1 de refinada)
2 xícaras de açúcar mascavo
3 ovos
1 xícara quase cheia de  óleo de girasol
4 maçãs descascadas
1 colher de chá generosa de bicarbonato
1 colher de chá rasa de canela (pode  ser substituida por pimenta da Jamaica)
1 colher de sopa mais uma pitadinha de fermento em pó
1 colher de sopa de chocolate em pó (opcional - uso amargo)
Castanhas de caju e do Pará picadas grosseiramente (uso também macadâmia, passas e/ou ameixa seca – o que tenho em casa)

Como fazer:

Peneire e misture o açúcar e a farinha numa tigela, enquanto bate no liquidificador  os ovos,  3 maçãs cortadas e em seguida o oleo. (Uso nessa sequencia batendo primeiro os ovos e acrescentando as maças antes do oleo, pra não virar maionese). 
Depois, adicione o conteúdo do liquidificador na mistura de farinha e açúcar.
Depois de homogeneizados, coloque a canela e o bicarbonato, a maçã restante cortada em cubos ou em lascas, as castanhas e por último o fermento.


PS: Minha tia só não falou que era pra assar em forno pré-aquecido a 180°C por meia hora!

PS 2: Esse bolinho é uma ótima ideia de lanche pros seus filhos levarem pra escola. Minha filha mais velha quando viu os bolinhos falou: "mãe! Você fez bolinho de saia!".