5 de agosto de 2012

Tarte Tatin


Na minha opinião, essa é a mais francesa de todas as tortas que existem. Não lembro de minha mãe tê-la feito alguma vez, mas sempre tive vontade de tentar fazer, apesar do medo. Medo das frutas queimarem no fundo da forma, medo da massa quebrar ao desenformar, enfim, medo da catástrofe! ;)
Bem, criei coragem e tentei. Tenho alguns livros que trazem uma receita dessa torta. Toda elas são bem parecidas, mas calhou de eu fazer esta daqui, da revista Casa e Comida de junho/julho. E como ela está aqui, vocês já adivinharam que deu muito certo, não é?

Tarte Tatin

Ingredientes:

200g de farinha de trigo (aproximadamente duas xícaras rasas)
100g de manteiga gelada (meio pacote), cortada em pedaços
2 col. (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
3 col. (sopa) de água
6 maçãs verdes (você pode usar qualquer maçã, na verdade. Eu fiz com verdes)
Suco de 1 limão
1/2 xícara + 1 col. (sopa) de manteiga
1 1/2 xícaras de açúcar
3 col. (sopa) de Cointreau




Como fazer:

Misture a farinha com a manteiga gelada até formar uma farofa. Acrescente o açúcar, o sal e as colheres de sopa de água, uma a uma, até a massa ficar homogênea e lisa, mas não muito grudenta. Faça uma bola de massa, embale com filme plástico e coloque na geladeira por duas horas.
Enquanto isso, faça o recheio. Descasque, tire os caroços e corte em oito pedaços cada maçã. Derrame o suco do limão por cima, para que não escureça. Coloque o açúcar e a manteiga numa panela de fundo grosso, em fogo bem baixo. Quando tudo derreter, coloque os pedaços de maçã, o Cointreau, e mexa bem. Tampe a panela e deixe cozinhando por cinco minutos. Desligue o fogo e reserve, com a panela tampada. Minhas maçãs ficaram bem moreninhas, pois usei açúcar demerara. Se usar açúcar refinado ficarão mais claras.
Abra a massa com um rolo até que ela fique com aproximadamente 3 mm de espessura. Cubra uma forma redonda com um pouco da calda das maças, disponha os pedaços de maçã por cima e regue com o restante da calda. Cubra as maças com a massa, e corte os excessos com uma faquinha. Com um garfo ou colher force as bordas da massa para baixo. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 30 a 40 minutos, ou até a massa dourar e inflar um pouquinho.
Deixe esfriar completamente antes de desenformar. Para tal, desgrude as beiradas da torta da forma com a ajuda de uma faquinha. Coloque um prato por cima da forma, segure bem e vire de uma vez. Tchanram!