29 de setembro de 2012

Quatro quartos de maçã


Esse mês, minha mãe está na cozinha! Estou passando tão bem, vocês nem imaginam o quanto... O problema é que ela faz coisas tão gostosas que ninguém lembra de tirar fotos pra colocar aqui no blog... Uma das primeiras coisas que ela fez foi esse bolinho de maçã, que não leva líquidos, portanto totalmente liberado para os alérgicos a leite. Aliás, segundo minha mãe nenhum bolo tipicamente francês leva líquidos, ou seja, muito fácil de resolver nosso problema em relação aos bolos em geral: vamos comer somente bolos franceses!
Esse bolo é um dos básicos da culinária caseira francesa. O nome não poderia ser mais auto-explicativo: a receita compreende a mesma quantidade de farinha, açúcar, manteiga e ovos, ou seja, cada quarto do peso da massa do bolo é composta por um ingrediente acima. Entendeu? ;) O resto, é firula: fermento, maçã, canela se quiser, água de flor de laranjeira, etc, etc...
Como a receita original traz os ingredientes em gramas (você já tinha entendido, não é?), fizemos as conversões para xícaras.

Bolo Quatre-quarts aux pommes

Ingredientes:

4 col. (sopa) de açúcar
Duas a três maças descascadas, sem caroços e cortadas em dez pedaços
2 ovos
3/4 xícara de açúcar
1 xícara de farinha
Meio tablete (100g) de manteiga
1 col. (sobremesa) de fermento em pó
1 pitada de canela em pó (opcional)

Como fazer:

Disponha as 4 colheres de açúcar numa forma de furo no meio. Coloque a forma em fogo baixo até caramelizar o açúcar. Coloque as fatias de maçã por cima do caramelo e reserve. Para a massa, misture o açúcar com a manteiga até obter um creme homogêneo. Acrescente os ovos, um por um, e depois a farinha previamente peneirada com o fermento. Se quiser, acrescente uma pitadinha de canela em pó na massa. Coloque a massa por cima das maçãs e asse em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos. Desenforme ainda morno. Voilá!

10 de setembro de 2012

Torta de queijo de cabra


Ai que saudade!!! Não ando com preguiça, não, é trabalho demais mesmo. Mas tudo tem limites... Não dá pra ficar tanto tempo longe da cozinha e sofrer tanto assim, não é?
Bem, na verdade não voltei pra cozinha não, mas desengavetei uma receita que fiz há alguns dias atrás, mais especificamente no último dia dos pais (ops... já vai fazer um mês, ne realidade...).
Ainda na euforia de ter achado leite de cabra fresco, aí vai mais uma opção do que fazer com o queijo feito a partir dele, que já mostrei aqui como fazer.


 

Torta de queijo de cabra

Ingredientes da massa:

2 xicara de farinha de trigo
120 g de manteiga gelada cortada em pedaços
3 col. (s) água
sal a gosto

Ingredientes do recheio:

2 ovos
3/4 de xícara de leite soja
1/4 de xícara de creme de leite de soja
Queijo de cabra feito a partir de um litro de leite
Um maço de aspargos verdes frescos
Sal e azeite a gosto

Como fazer:

Primeiro faça a massa: misture a farinha e o sal com a manteiga até obter uma farofa oleosa. Acrescente a água e misture até obter uma bola de massa homogênea. Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara o recheio: Limpe os aspargos e coloque-os numa assadeira untada com azeite. Salgue e acrescente mais azeite. Coloque-os para assar no forno até ficarem levemente murchos. Se seu forno tiver gril, prefira grelha-los até ficarem dourados. Reserve.
Tire a massa da geladeira. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 180°C. Espalhe a massa numa forma de torta e leve ao forno sem recheio por 10 minutos. Retire a massa do forno, sem desligar o forno, e disponha o recheio em cima. Reserve.
Bata os ovos, o leite e o creme de leite de soja no liquidificador. Coloque a mistura por cima dos aspargos. Esfarele o queijo de cabra com os dedos e disponha sobre a torta. Volte a torta ao forno para assar por mais 45 minutos, ou até o recheio ficar firme e dourado.

PS.: A receita é meio verde e amarela, captaram? Pra comemorar 7 de setembro, viu? Tá bom, é bem mais amarela que verde... Mas fica a intenção, certo?