Páginas

27 de julho de 2012

Cassoulet da Índia e do mar


Contava passar meus parcos dias de férias cozinhando, mas dentre tantas coisas pra fazer (levante a mão quem também resolve por a vida em ordem nas férias!) só me restou o final de semana passado pra matar minha saudade das panelas.
Esse prato me chamou a atenção quando li a receita pois me pareceu uma mistura de França com Índia, misturando cassoulet com curry. E os frutos do mar me lembraram (lembram sempre...) a Espanha... Enfim, eu não tenho o MENOR problema com multiculturalidade e resolvi tentar. O resultado ficou excelente!


Cassoulet de frutos do mar ao curry

Ingredientes:

Para cozinhar o feijão:
1 pacote de feijão branco
1 folha de louro
1 cebola cortada no meio
1 dentes de alho cortado no meio
Sal a gosto
4 tomates sem pele picados

Para os frutos do mar:
500g de anéis de lula
400g de camarões descascados
2 col. (sopa) de manteiga
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Para o molho:
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 col. (sopa) de manteiga
1 col. (sopa) de curry
1 col. (sopa) de tomilho
80 ml de vinho branco (aproximadamente 3/4 de xícara)
Sal a gosto

Como fazer:

Cozinhe o feijão em bastante água, junto com a cebola, o louro, o alho e o sal, até ficar macio porém firme (não deixe cozinhar demais). Escorra e reserve.
Faça o molho: refogue a cebola na manteiga até amolecer. Acrescente o alho, o curry e o tomilho, e misture bem. Adicione o vinho branco e deixe fervendo em fogo bem baixo, até reduzir pela metade. Desligue o fogo, adicione sal a gosto e reserve.
Tempere os frutos do mar com sal e pimenta a gosto. Refogue os camarões e os anéis de lula na manteiga com um pouco de azeite. Quando os frutos do mar estiverem cozidos, sem desligar o fogo acrescente o feijão cozido e o tomate picado. Misture bem, e deixe cozinhar alguns minutinhos, só pra esquentar bem o feijão (que ficou reservado enquanto você fazia as outras partes do prato). Por fim, adicione o molho de curry à panela e misture tudo muito bem. Sirva com arroz branco.

PS.: A receita acima foi raptada (e um pouquinho adaptada) da revista Casa e Comida de junho/julho.



24 de julho de 2012

Terrine de queijo de cabra


Descobri um leite de cabra orgânico congelado pra vender em pacotinhos de meio litro naquela padaria legal que tem em Tambaú (vocês de João Pessoa sabem qual é, né???) e resolvi experimentar fazer queijo com ele. Fiz daquele jeitinho que fiz da outra vez com leite de caixa, mas ficou mais consistente, e delicioso (aliás, vou tentar fazer iogurte com ele e se der certo coloco aqui, ok?). Daí pra fazer a terrine é super fácil.
Bata no liquidificador o queijo que fizer a partir de um litro de leite e uma xícara de água morninha. Prepare um pacotinho de gelatina sem sabor conforme as instruções do pacote e acrescente três colheres da gelatina pronta no creme de queijo, batendo tudo no liquidificador de novo. Se você fizer o queijo com o leite de caixa, use menos água, pois o queijo obtido é mais molinho. Disponha o creme numa travessinha retangular, cubra com filme plástico e coloque na geladeira pra esfriar e endurecer. Pra ser terrine mesmo, entre duas camadas de creme disponha um recheio a seu gosto: tomate seco, azeitonas, figos frescos, ou o que achar interessante. Eu coloquei aspargos e tomates cereja grelhados. Depois que endurecer, desenforme e sirva com torradas e/ou pãezinhos.
E não esqueça, por conter gelatina, a receita não se sustenta em local muito quente! 


PS.: Já perceberam como eu costumo dedicar as receitas a amigos? Cozinhar pra mim é amor puro, e é comum lembrar de alguém enquanto estudo e preparo uma receita. Pois bem, como essa receita é bem francesinha, não pude deixar de lembrar daquela minha amiga fina, que morou um tempão na França e é mais francesa que eu! Pra você, amiga, feliz aniversário de novo!

1 de julho de 2012

Sol em junho, e mousse de chocolate


Aprendi a fazer mousse de chocolate bem recentemente, depois que comi a receita de uma prima e mudei todos os meus conceitos sobre mousse de chocolate... Eu não gostava mesmo, sentia uma certa desconfiança, sei lá... (acho que porque tem ovo cru...). Mas, bom, depois que ela me deu a receita, resolvi fazer aqui em casa e pronto. Virou a sobremesa preferida de todos.
Nesse final de semana fez um solzinho inesperado para um mês de junho. Ótimo pras crianças saírem de casa um pouquinho, e pra gente botar uma roupinha pra lavar ;). O que uma coisa tem a ver com a outra? É que a mousse foi a sobremesa do final de semana.



Mousse de chocolate

Ingredientes:

180g de chocolate meio amargo
1 1/2 caixa de creme de leite de soja
6 col. (sopa) de açúcar
3 ovos

Como fazer:

Separe as claras das gemas. Coloque o chocolate pra derreter em banho-maria. Enquanto isso, bata as gemas com a metade do açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Quando o chocolate estiver derretido, acrescente o creme de leite de soja. Na batedeira em que bateu as gemas, acrescente o chocolate derretido misturado com o creme de leite, sem parar de bater. Reserve. Bata as claras em neve até obter picos moles. Sem parar de bater, acrescente a outra metade do açúcar, até obter uma neve bem frme. Disponha um terço das claras em neve no creme de chocolate e misture vigorosamente. Acrescente mais um terço e misture dessa vez delicadamente até o chocolate incorporar toda a clara em neve. Repita a operação com o restante das claras batidas. Coloque em travessa ou potinhos e deixe na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.