Páginas

22 de março de 2013

Tiramisu sem laticínio


Agora que já mostrei a receita de um creme básico feito de soja para preparar sobremesas práticas e gostosas, vou mostrar uma receita um pouco mais elaborada que, modéstia a parte, vale cada minuto gasto para fazê-la. Os puristas vão dizer que é muita pretensão da minha parte chamar essa receita de tiramisu, e para eles tenho uma resposta: se você não pudesse ingerir laticínios, ficaria BEM feliz em poder comer algo similar. Tiramisu é uma delícia, e desde que me tornei alérgica a leite, lamento não poder mais comer essa sobremesa italiana tão perfeita. Me dou conta agora que fazer tiramisu sem laticínio é tão improvável quanto fazer cheese cake, não é mesmo? Mas é possível. E já que a proposta aqui é melhorar (pro nosso lado, certo?), aproveitei e tirei as gemas de ovo da receita original também, pra ficar mais simples ainda de fazer!


Tiramisu de soja

Ingredientes:

100g de biscoito champanhe
2 xícaras de café forte e frio
1 caixa de creme de leite de soja
1 colher (sopa) de leite condensado de soja
Suco de 1 limão pequeno
1 clara de ovo
Cacau em pó para polvilhar

Como fazer:

Prepare o creme: misture no liquidificador o creme de soja, o leite condensado de soja e o suco de limão (igualzinho à receita básica de creme de soja, mostrada aqui). Reserve. Bata a clara de ovo em neve. Junte a clara batida à mistura de soja aos poucos, por partes, misturando delicadamente. Coloque o creme na geladeira para firmar, por uma hora. Para montar o tiramisu, molhe alguns biscoitos no café, disponha pedaços de biscoito no fundo de potinhos individuais, coloque um pouco de creme de soja por cima e repita a operação, até acabar o creme (você pode precisar de um pouco mais de biscoito, portanto reserve um pouco mais de biscoito do que peço na receita). A última camada deve ser de creme. Polvilhe cacau em pó por cima dos potinhos e deixe na geladeira por algumas horas antes de servir. Se você quiser fazer numa travessa grande, para mais pessoas, é só dobrar todos os ingredientes.

13 de março de 2013

Creme básico de soja e várias possibilidades


Eu tenho a mania de tentar adivinhar os ingredientes de algum prato que experimento e acho bom. Inspirada numa sobremesa de um restaurante natureba da cidade, tentei fazer um creme para servir de sobremesa num almoço que fiz para um amigo vegetariano. Depois que ficou pronto, e deu certo, percebi que esse mesmo creme pode servir de base para várias outras sobremesas mais elaboradas. O creme simples pode ser acrescido de suco de limão e raspas de casca de limão, e servido como mousse. A mesma mousse pode servir de recheio para tortinhas doces. A partir do creme básico, fiz alguns experimentos que deram certo e vou mostrar pra vocês aqui no blog posteriormente. Hoje vou mostrar a receita básica e as duas primeiras receitas que fiz com ela: mousse e tortinhas de limão. Para vocês verem que com poucos ingredientes dá pra fazer uma sobremesa rapidíssima e gostosa.

Creme básico de soja para sobremesas

Misture no liquidificador 1 caixa de creme de leite de soja, 1 colher de sopa de leite condensado de soja e suco de 1 limão. Reserve na geladeira.


Mousse de limão

Acrescente, à mistura anterior as raspas da casca de um limão. Coloque na geladeira por algumas horas antes de servir.


Tortinhas de limão

Para fazer a massa, triture um pacote de biscoitos maisena (atenção aos ingredientes do biscoito! A maioria das marcas usam leite em pó ou soro de leite em sua fórmula) e acrescente 1/2 xícara de granola também triturada. Incorpore 100g de manteiga, até formar uma farofa úmida. Forre o fundo e as laterais de forminhas de mini-tortas com a massa (rende aproximadamente 6 tortinhas), e asse em forno pré-aquecido a 200° C, por 30 minutos ou até dourar a massa. Retire do forno, espere esfriar e recheie com a mousse de limão, feita seguindo a receita acima. Deixe na geladeira por algumas horas e se quiser, decore as tortinhas com raspas de casca de limão antes de servir.

No próximo post vou mostrar outra receita com o creme básico de soja: tiramisoja!

6 de março de 2013

Milanesas da minha sogra


Minha sogra passou uns dias aqui em casa e deixou lembranças maravilhosas. Além de me dar preciosos conselhos, deixou várias massas de pizza caseiras no meu congelador, e não foi embora sem me ensinar uma receita de milanesas que ela faz num piscar de olhos! Assim que tive um tempinho, coloquei em prática os ensinamentos (das milanesas, porque os conselhos pus em prática imediatamente!). Milanesas podem ser de carne ou frango, o princípio é o mesmo. Cortar a carne em bifes bem finos, envolver com uma mistura de ovos e temperos, cobrir com farinha de rosca, e pronto. Mas minha sogra tem um segredinho que vale ouro. Faz um monte de uma vez e coloca pra congelar. Na hora de consumir, basta tirar a quantidade necessária, deixar descongelar (cinco minutos!) e pôr pra assar numa travessa untada. Nada melhor pra salvar um almoço de sábado!

Milanesas de carne

Ingredientes:

Aproximadamente 500g de patinho ou coxão-mole (essa quantidade rende muito. Serve para fazer para consumo imediato e congelar outra parte)
2 ovos caipira
2 dentes de alho picados
Orégano, sal e pimenta do reino a gosto
Farinha de rosca quanto baste

Como fazer:

Fatie a carne em bifes finos e reserve. Numa tigela, bata o ovo, e misture o alho, e o restante dos temperos. Acomode as fatias de carne na mistura de ovos, tampe a travessa e deixe na geladeira por algumas horas. Retire as fatias de carne da mistura de ovos e passe-as na farinha de rosca, envolvendo-as bem. Disponha alguns bifes numa tábua de madeira e com o punho fechado, ou um batedor de carne, dê umas batidas nos bifes, nos dois lados. O objetivo disso é fazer a carne agregar bem a farinha de rosca e deixar as fatias mais fininhas. Você pode polvilhar mais farinha nos bifes depois das batidas, o importante é que eles fiquem bem envoltos com a farinha. Unte uma forma com óleo e disponha os bifes em cima. Asse em forno pré-aquecido a 200°C, por 15 minutos, vire os bifes e asse por mais 10 minutos. Se quiser congelar uma parte, disponha os bifes já prontos numa tábua (ou qualquer objeto plano relativamente largo, pode ser uma tampa de um grande pote de plástico ou uma forma de pizza), em uma camada, cubra com papel manteiga, disponha mais bifes e assim sucessivamente, até dispor todas as milanesas. Para consumir depois, retire a quantidade de bifes que for consumir, espere descongelar e asse como explicado anteriormente.