Páginas

2 de julho de 2011

Biscoitos de mãe

Lembra daquele post sobre creme de chocolate em que comentei a variedade limitada de biscoitos industrializados que existiam no mercado quando eu, e grande parte de vocês, éramos crianças? Eu comentei rapidinho que minha mãe fazia biscoitos? Pois é, eram dois: um de aveia, e um salgado, de queijo. O biscoito de queijo era muito elegante. Minha mãe espalhava a massa com um rolo até ela ficar bem fina, depois salpicava com queijo ralado, enrolava a massa como um mini rocambole e por fim cortava fatias dos "rocamboles". Botava pra assar em forno bem quente, e pronto. Era uma receita rara, dava trabalho pra fazer eu imagino... com duas crianças pra olhar, uma casa pra cuidar, não devia ser fácil arrumar tempo pra fazer os tais biscoitos... Mas minha mãe tinha certos rituais culinários que tinham que ser cumpridos...
Hoje vou contar o que aconteceu com o biscoito de queijo...
Primeiro, tiramos o queijo. Segundo, colocamos um pouco de farinha integral na massa. Terceiro, no lugar do queijo, colocamos cristais de sal misturadinho com ervas finas. Porque estou usando a primeira pessoa do plural ao invés da primeira pessoa do singular? Porque as mudanças foram feitas a 8 mãos: as minhas, as das minhas duas meninas e as da minha mãe, que veio passar uns dias conosco. Claro que a receita pra inaugurar a mamie tinha que ser de biscoitos, não é?

Biscoitos integrais de ervas finas

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
90 g de manteiga
2 gemas
4 col. (sopa) de água
1 col. (sobremesa) cheia de cristais de sal (pode ser sal fino de mesa, na medida de uma colher rasa)
3 col. (sobremesa) cheias de ervas finas ou qualuqer tempero verde seco (alecrim, tomilho, oréganos, herbes de provence, etc)


Como fazer:

Misture as farinhas. Corte a manteiga em pedaços e incorpore-a na farinha com as mãos, até formar uma farofa úmida. Adicione uma gema e misture bem. Por fim, acrescente a água e forme uma bola de massa. Se a massa ficar ainda quebradiça acrescente mais um pouquinho de água (vá acrescentando às colheradas, aos poucos, apenas até você conseguir formar uma bola de massa que não se quebra facilmente). Envolva a massa num filme plástico e coloque na geladeira pra gelar, por pelo menos uma hora.
Misture o sal com as ervas e reserve.
Abra a massa com um rolo numa superfície enfarinhada até chegar a uns 2 milímetros de espessura. Tente fazer um retângulo com a massa, assim, na hora de enrolar a massa, os rolinhos ficarão mais uniformes. Cubra a massa com um pouco da outra gema (com os dedos ou com um pincel culinário) e salpique por cima a mistura de sal e ervas, de forma a cobrir toda a superfície da massa.
Agora vem a parte boa... Vá enrolando a massa com cuidado, por cima dela mesma. Quando você obtiver um rocambole de uns 3 centímetros de diâmetro, corte a massa. Enrole o rocambole em filme plástico e coloque-o na geladeira. Faça o mesmo com o resto da massa, até acabar. Deixe os rocamboles na geladeira até ficarem bem firmes.
Quando estiverem bem durinhos, retire os rocamboles de massa da geladeira. Pré-aqueça o forno a 250°C, por uns dez minutos (enquanto corta os biscoitos). Corte os rocamboles em fatias de no máximo meio centímetro e disponha numa assadeira untada. Asse por uns 15 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno assim que estiverem prontos, vire-os (essa etapa é importante pois os biscoitos continuam assando, mesmo depois que retiramos a assadeira do forno) e deixe esfriar na própria forma.
Quando os biscoitos esfriarem (se sobrar algum daqui pra lá), guarde em vidro bem fechado, para manterem a crocância.


Obs.: o recheio pode variar: gersal, curry, canela com açúcar, chocolate em pó, etc, etc...

4 comentários:

  1. hé hé hé ... reconnues ! ... les mains de Sylviane ! :-) Ce type de biscuit me parait tout à fait délicieux ... je vais essayer avec du cumin ou de l'anis ;-)
    ( p.s : je parie que la nappe toute neuve vient de france ;-) )

    Beijos à vous quatre

    tata clo

    ResponderExcluir
  2. Hum, que assistência de luxo, heim! Lindos dias com tua mãe, é o que desejo pra vocês. Fechei meu blog por falta de produção. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Cloclo, je vois que tu connais bien ta soeur, ehehe! Je crois qu´avec du cumin ça ferai très bon, mais essaie aussi avec les mélanges de condiments que vous avez l´habitude de consommer chez vous! Bisou! Au fait, je te la preparerai, la traduction de l´autre postage, d´ac?
    Adriana, mamãe demora pra vir, mas quando vem... Espere que vou postar mais receitinhas da mamãe nas próximas semanas. Que pena que aposentou o blog... você escreve tão bem, amiga! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bom, sem chance de fazer uma produção dessa né?

    Mas por favor, pincel culinário? Cada vez que passo por aqui vejo que na minha cozinha reina o caos ou seria a falta dele?
    abraço

    Ps: herbes de provence! continuas chic..

    ResponderExcluir