Páginas

29 de abril de 2012

Sorvete de goiabada


Tenho um amigo que é incrível. Ele gosta mesmo de ser paraibano, e numa conversa informal ressalta coisas que ninguém lembra, do tipo: todo filho de paraibano de verdade é "galeguinho", o cabelo pode até escurecer depois, mas as crianças são todas "galeguinhas". E não é que ele tem razão? Naquela postagem da Moussaka, ele comentou no link que botei no Facebook que devia ficar muito bom com farinha... Dá pra imaginar lasanha de berinjela com farinha? Não, né? Pois ele imaginou! Claro que é brincadeira, gente...
Bem, um dia, ele me fez uma homenagem. Ele colocou no facebook uma receita e deu o título: "Papai tá na cozinha". Adorei! Se não foi homenagem, Aluízio, fiquei achando que foi, viu?
E por todas as coisas engraçadíssimas que você já me contou sobre os mitos e tradições da nossa Paraíba, resolvi colocar uma receita inspirada numa sobremesa bem tradicional (ele é bem tradicional, gente...): goiabada com creme de leite.


Sorvete de goiabada

Ingredientes:

1 pote de goiabada
1 1/2 caixas de creme deleite de soja
um pouco de água para bater

Como fazer:

Corte a goiabada em pedaços, e bata no liquidificador com o creme de leite. Pra facilitar a mistura, acrescente um pouquinho de água, só pra facilitar o trabalho do liquidificador. Coloque o creme num refratário com tampa, e deixe no congelador de um dia pro outro. Pode servir com granola!

Se fica bom com  farinha? Olhe... eu não fiz a experiência, mas se alguém quiser se arriscar, por favor me conte depois como ficou!

24 de abril de 2012

Pudim de leite de aveia


Um dia desses encontrei leite de aveia pra vender no supermercado e comprei pra experimentar. Achei o leite muito gostoso e resolvi usá-lo pra fazer receitas que normalmente faço com leite de soja, como o pudim que postei aqui.
Troquei o leite de soja por leite de aveia, na mesma quantidade, e cozinhei no forno em banho-maria, do mesmo jeitinho que um pudim convencional. Como o leite de aveia tem gosto mais suave que o de soja, o pudim ficou mais leve, e mais gostoso!
Dessa vez, fiz o caramelo com açúcar mascavo (é preciso acrescentar um pouco de água junto com o açúcar para fazer o caramelo). 
Penso que para fazer sobremesas, o leite de aveia deve ser mais interessante, por ter um gosto muito suave e portanto não "roubar" o gosto dos outros ingredientes da receita. Se você acha o preço do leite de aveia muito alto (eu acho muito alto!!), tente fazer o leite você mesma! A receita está lá na página de Receitas Básicas, já deu uma olhadinha?

6 de abril de 2012

Páscoa sem leite? Sim!!!

Vou ser sincera. Nas vésperas desse feriado estava tão morta de cansaço que tinha pensado em me fingir de morta e não postar nada sobre Páscoa... Mas acabei de ler um comentário que colocaram naquela minha postagem sobre chocolates sem leite que me fez jogar o torpor pra longe e dedicar um tempinho do feriado pra preparar alguma coisa para os leitores queridos. Fico muito feliz em saber que esse humilde blog ajuda de verdade algumas pessoas!
Fiz um apanhado de receitas já publicadas no blog sobre chocolate, e me dei conta que tenho 12 receitas com chocolate por aqui! Você acha que eu gosto de chocolate? Muito? Não...

Antes de mais nada, pra fazer todas essas receitas, anote as dicas de marcas de chocolate que oferecem chocolates sem leite em sua fórmula. Daí escolha uma ou mais receitas abaixo:

Bolo de cenoura com calda de chocolate (quem vai gostar dessa daí é o coelhinho!)
Suflê de chocolate (pra impressionar a sogra no almoço de domingo, eheheh)


No sentido dos ponteiros de um relógio, começando na foto de cima à esquerda: Chocolates sem leite; Bolo italiano de chocolate; Pavê de cupuaçu e chocolate; Bolo de cenoura com calda de chocolate.


Pavê de nozes e chocolate; Suflê de chocolate; Brigadeiro de colher; Bolo de chocolate com recheio e cobertura de chocolate.


 
Sorvete de chocolate; Trufas de chocolate; Creme de chocolate; Pão de chocolate.


Tem receita pra todos os gostos, propósitos e ocasiões! E não esqueça que Páscoa não é só pra celebrar a chegada do coelhinho, hein?