Aqui no Nordeste a gente chama "escondidinho" qualquer prato que leva um tipo de carne coberto por um tipo de purê, e que vai ao forno pra ser gratinado. A carne pode ser carne-de-sol, carne de charque, carne moída, ou até mesmo frutos do mar, camarão (lembram?), frango. O purê pode ser de macaxeira, inhame, batata, ou qualquer coisa que dê purê. Lá na França também tem uma versão, sabia??? Brincadeira... Mas é verdade que o hachis parmentier é um pratinho bem basiquinho da culinária francesa, comida de família, assim como o nosso escondidinho em suas mil versões, e é bem parecido, veja aí: carne moída coberta com purê de batata, o tudo gratinado no forno.
Milhares de anos atrás eu já queria postar essa receita aqui no blog, mas acredite, não fiz isso até hoje porque nunca conseguia tirar foto do prato antes que os comensais devorassem até as últimas gotas.
Dessa vez vai...
Hachis Parmentier
Ingredientes da carne moída:
400g de carne moída
2 dentes de alho
1/2 cebola picada
um pedacinho de pimentão picado
uma cenoura pequena ralada
1/2 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de molho de tomate diluído em meio copo de água
um folha de louro
sal, pimenta do reino, manjerona e cebolinha a gosto
Como fazer a carne moída:
Tempere a carne moída com o alho picado. Refogue a cebola no óleo e quando ela amolecer acrescente a carne moída. Frite a carne até ela ficar bem tostadinha. Coloque o vinho e deixe reduzir. Quando o vinho secar, acrescente o pimentão e a cenoura. Acrescente o molho de tomate diluído, os temperos e deixe cozinhar com a panela tampada por alguns minutos até o molho engrossar. Reserve.
Para fazer o purê:
Cozinhe em água algumas batatas (uns dois quilos). Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorra a água do cozimento, deixe-as esfriar e retire as cascas. Amasse as batatas com as próprias mãos e acrescente sal a gosto e umas duas colheres de sopa de manteiga. Misture as batatas amassadas e a manteiga com um garfo, até formar um purê um pouco rústico. Reserve.
Para montar o hachis:
Unte uma travessa retangular com azeite e coloque a carne moída no fundo. Disponha por cima o purê com a ajuda de uma colher. Acrescente alguns pedaços de manteiga gelada por cima do purê, cubra a travessa com papel alumínio e coloque em forno médio pré-aquecido, até a manteiga derreter completamente. Sirva a seguir.
c'est le escondidihno qui est la version brésilienne du hâchis parmentier ;-)
ResponderExcluirTu ne le laisses pas dorer pour ne pas assècher la purée je présume ?
question : est-ce que l'escondidinho se fait normalement, et comme le hâchis parmentier originel, avec les restes d'une viande cuite et consommée la veille ( restes de rôti par exemple ? ? )
ResponderExcluirEscondidinho chique... Mas incrível super fácil de fazer!!!.
ResponderExcluirMarina você vai postar receitas com clima Natalino? sei que é novembro mas já estou entrando no ritmo de Natal que pra mim tem tudo a ver com comida. Saborosas e práticas, estou pedindo muito?
abraço
Maman, je ne le laisse pas dorer parce que sans fromage dessus, avant qu´il dore il se deseche affreusement... Mais j´en mets du beurre. On ne fait pas le escondidinho avec des restes de viande, mais avec de la viande cuite pour ça.
ResponderExcluirBisou!!
Márcia, acho que vou postar coisas natalinas sim... Mas não me pergunte o quê!! Kkkk! A inspiração virá junto com os ares natalinos, pode deixar... Beijo
ResponderExcluiroh! j'ai oublié de signer ! je pensais que c'était évident ... j'oubliais que sylviane passait par là aussi !
ResponderExcluirTATA CLOCLO ;-)