Mais uma receita de minha mãe. Como assim, polenta na culinária francesa? É que minha mãe vem de uma região da França com bastante influência italiana, capito? O casamento linguiça toscana e polenta é perfeito. Tem gosto de comida forte, de mãe, boa pra um dia frio ou bem cansativo. É de fato um prato bem rústico, de camponês, mas cozinhar a linguiça no vinho traz um certo requinte... Comida simples, de verdade.
A receita tradicional leva vinho branco seco, mas aqui em casa resolvemos experimentar com vinho tinto.
Linguiça no vinho com polenta
Ingredientes:
500g de linguiça toscana
1 cebola média picada
1 cenoura picada
1 xícara de vinho tinto
1 col. (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de água
Sal e pimenta do reino a gosto
Manteiga pra refogar
Como fazer:
Afervente a linguiça em uma panela de água por alguns minutos. Retire do fogo, escorra e reserve. Numa panela funda, refogue a cebola e a cenoura picadas na manteiga. Quando a cebola estiver translúcida, retire do fogo e junte a farinha de trigo, misturando bem. Acrescente o vinho e a água, misturando com um batedor de arame para que a farinha não forme grumos.Coloque no fogo (bem baixinho) novamente, e mexa até engrossar. Coloque as linguiças dentro da panela, tampe-a, e deixe cozinhar por uns 20 minutos, ou até a linguiça ficar bem firme e cozida. Sirva com polenta.
PS.: Não, não vou colocar a receita de polenta porque toda embalagem de polenta tem uma!!! ;)
Puxa, esse tá difícil. Olha Marina rola um preconceito da minha parte com essa tal de polenta. Nunca curti sempre achei coisa de paulista metido..kkk
ResponderExcluirvai saber porque...