25 de junho de 2010

Já que estamos no São João...



Há alguns dias atrás, minha empregada me pediu pra procurar uma receita de bolo pé de moleque na internet. Ela sabe que vivo fuçando receitas na internet! Ela me disse que era o bolo preferido do pai dela, e coincidência, também é o do meu pai. Então, tinha dois motivos para procurar a receita: o pai dela, e o meu!
Achei várias receitas de bolo pé de moleque. Algumas inclusive, na minha opinião, completamente foras de propósito. Pé de moleque de verdade tem que ter rapadura, gostinho de cravo, canela, café, e muita, mas muita massa de macaxeira. Não me venham com aveia em flocos e muito menos leite condensado, irc!!!

Acabei achando e escolhendo uma receita que considerei a mais honesta, com um mínimo de esforço necessário. E fiquei tão curiosa pra ver o resultado que resolvi fazer na hora!

O bolo ficou denso, cheiroso, autêntico. E o melhor, não ficou doce demais. Santa rapadura! Só farei uma modificação da próxima vez: colocarei o dobro de castanhas trituradas, pois acho mais gostoso quando fica aquele crocante dentro da massa. O mais fantástico dessa receita é que além de originalmente não levar leite ela é extremamente regional, os ingredientes são facilmente encontrados aqui onde moro a qualquer época do ano.


Aí vai a receita, adaptada de uma receita da Prazeres Barbosa, encontrada no site Mais Você:

Bolo pé-de-moleque

Ingredientes:

1 kg de macaxeira crua
1/4 xícara (chá) de café bem forte e sem açúcar
100g de manteiga
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
250ml de leite de coco
150g de rapadura
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de chá feito com erva doce, canela e cravo
1/2 xícara (chá) de castanha de caju triturada

Como fiz:

Derreta a rapadura com um pouco de água em fogo baixo. Quando virar um mel, coloque a manteiga e mexa até derretê-la. Reserve.
Corte a macaxeira em pedaços pequenos, retirando o “cordãozinho” de dentro.
Bata a macaxeira no liquidificador ou centrífuga com o café, o chá, o leite de coco e o mel de rapadura misturado com a manteiga até formar um creme grosso.
Misture ao creme de macaxeira o chocolate em pó e o sal. Incorpore grosseiramente a castanha triturada e coloque numa forma retangular untada com manteiga.
Asse em forno pré-aquecido a 210° por uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário