Artigos e Referências

Nesta página tentarei colocar informações científicas e técnicas sobre alergia a leite, novidades na pesquisa sobre o assunto e informações úteis pra quem não pode ou não quer ingerir laticínios.

Esse texto é bem esclarecedor sobre a diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar. Ele enfatiza a necessidade de sempre lermosos rótulos dos produtos que consumimos e dá algumas dicas de como não cair em algumas armadilhas. Além disso, traz uma luz sobre a causa das alergias a chocolate.

No site da Nutricy encontrei um artigo excelente sobre alergia e intolerância a leite de vaca. Vale a pena dar uma lida pra ficar bem informado sobre as diferenças entre as duas doenças e seus principais sintomas. Apesar de tocar no assunto, o artigo não fala muito sobre alergia em adultos.

Essa monografia trata da alergia ao leite de vaca e a utilização de leite de cabra como alternativa de substituição. O trabalho traz extensa revisão bibliográfica no assunto e foi usada como base para o artigo citado anteriormente.

E pra não ser só do contra, trago aqui um artigo da Folha de São Paulo, relativamente recente, defendendo o uso de leite de vaca por adultos que não apresentem alergia ou intolerância a esse alimento.

E já que pra quem não toma leite de vaca o leite mais consumido acaba sendo o de soja, sugiro a leitura de uma Guia do Consumidor editado pelo Greenpeace, contendo uma lista de marcas que garantem a não existência de alimentos trangênicos na composição de seus produtos (e também aquelas que não se preocupam com isso). Segundo a ONG esse guia deveria ser renovado regularmente, mas por enquanto só encontrei esse aí, que data de 2006.

Eis dois artigos interessantes sobre consumo de laticínios e saúde, do site leitedesoja.com