29 de janeiro de 2012

Bolo de cenoura com calda de chocolate


Esse bolo me foi ensinado pela minha empregada de Brasília, um anjo que caiu na minha vida e que até hoje, mesmo longe, sempre liga pra mim nos dias dos aniversários das meninas  e meu. Claro que tentei convencê-la a me acompanhar a João Pessoa, mas tudo o que fiz (convite, sugestão, pedido carinhoso, chantagem, ameaça... eu sei... mas fui bem baixo, podem acreditar) foi em vão. Um tal de "marido" não se mudaria pra cá, então, ela não viria de jeito nenhum. Ai, esses tais maridos...
A verdade é que nunca gostei de bolo de cenoura. De todas as receitas que provava, sempre achava esse tipo de bolo esquisito, com uma consistência pegajosa... Quando ela me convenceu a tentar essa receita, hesitei, mas fui em frente. Foi uma grata surpresa!
Bem, achada a receita de bolo de cenoura, faltava a receita de calda de chocolate, o acompanhamento clássico do bolo. Foram várias tentativas, todas frustradas. Até que um dia desses procurei no "Dona Benta" (lembram, que ganhei da minha tia?) e encontrei uma receita simples, sem leite, e deliciosa!


Bolo de cenoura com calda de chocolate

Ingredientes do bolo:

4 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de cenoura cortada em fatias
Um pouco menos de 1 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 col. (sopa) de fermento em pó

Como fazer o bolo:

Bata os 4 primeiros ingredientes no liquidificador. Acrescente a farinha misturada com o fermento e misture tudo até formar uma massa homogênea. Coloque em uma forma de buraco no meio untada, e asse em forno pré-aquecido a 180 °C por no mínimo meia hora, até que um palito saia limpo quando espetado no bolo. Deixe o bolo esfriar en quanto faz a calda.


Ingredientes da calda:

250g de açúcar de confeiteiro
125g de chocolate em pó
6 a 7 col. (sopa) de água
1 col. (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (eu usei ghee)

Como fazer a calda:

Misture todos os ingredientes com um batedor de arame, ou no liquidificador, até obter uma calda lisa e brilhante. Não precisa ir ao fogo. Quando o bolo esfriar, disponha a calda por cima, e coloque na geladeira para firmar a calda.

Ei!

4 comentários:

  1. ok Marina, achei simples e com certeza deliciosa a receita.
    Contudo tenho que dizer, a pergunta que não quer calar é:

    1. Quem lambeu aquelas três gotinhas palpitantes de chocolate?
    2. De quem é aquela dedinho provocador na última foto??? (kkk)

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro muito bolo de cenoura e até ensinei a família francesa com quem morei a fazer. A receita da minha mãe levava cenoura cozida, o que dava um trabalho maior. Depois que voltei descobri as receitas com cenoura crua ralada, aí faço muito mais. Aliás, lá em casa o que não falta é bolo, de todo jeito. Porque agrega, né, sei lá, traz afeto. Beijinho, querida.

    ResponderExcluir
  3. Fiz esse bolo ontem e ficou muito bom!!
    Confesso que fiquei meio desesperançosa quando fui preparar, achando que ia solar, mas quando comi o primeiro pedaço, quase sai saltitando pela casa. rs
    Sou intolerante a lactose e gostei bastante das suas receitas, ja anotei várias e quando tiver oportunidade, vou coloca las em prática!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís! Que bom que gostou do blog. Sempre que experimentar alguma receita, me conta como ficou, ok? Esse feed back é super importante pra mim! Beijos!

      Excluir