27 de maio de 2012

Carne assada com macarrão


Esse final de semana fiz almoço de novo. Há uns dois meses atrás comprei uma maminha orgânica e deixei no congelador esperando uma ocasião especial. Enquanto a ocasião não aparecia, ficava imaginando como fazer a carne, se assada no forno ou em churrasqueira. Quando resolvi que seria no forno, fiquei pensando no acompanhamento. Sei que carne assada combina com batatas, mas eu resolvi fazer diferente. Então, fiz macarrão com molho de tomate simples pra acompanhar.
A carne teve inspiração numa receita de picanha assada encontrada no livro Dona Benta (sempre...). Dá pra confiar, se sua peça de carne for de boa qualidade, vai ficar bem douradinha, assada e macia. E o macarrão não tem mistério. Pra completar, servi brócolis cozido no vapor e salada de tomate cereja e croutons.
Nem sentimos falta da sobremesa!


Maminha assada

Ingredientes: 

Uma peça de maminha de aproximadamente 800g
4 col. (sopa) de azeite
2 col. (sopa) de vinho branco seco
1 col. (sopa) de alecrim
3 dentes de alho picados
Pimenta do reino e sal a gosto

Como fazer: 

Numa tigelinha misture o vinho, o alecrim, o alho e a pimenta do reino, e reserve. Coloque a carne na travessa que irá ao forno. Disponha o azeite por cima da carne e depois a mistura de vinho e alecrim. Deixe marinando por uma hora. Pré-aqueça o forno a 220° C, e salgue a carne. Asse no forno quente, por 15 minutos. Abaixe a temperatura do forno a 190° C, e asse por mais meia hora. Vire a carne e deixe assando por mais meia hora. Desligue o forno e sirva imediatamente. Corte fatias finas e sirva-as regadas com o molho do cozimento.

Macarrão de espinafre com molho de tomate

Ingredientes: 
400g de talharim de espinafre
2 latas de tomate pelado 
Uma cebola grande picada
4 dentes de alho picados
Uma folhinha de louro
Azeite, sal, pimenta do reino e tomilho a gosto

Como fazer:

Faça o molho de tomate primeiro: bata no liquidificador os tomates pelados e reserve. Numa panela refogue a cebola em bastante azeite. Quando ela estiver amolecida, acrescente o alho e deixe por mais alguns minutinhos. Coloque o tomate batido, misture bem e deixe ferver até engrossar um pouquinho. Desligue o fogo, acrescente sal, pimenta do reino, tomilho e a folha de louro. Tampe e reserve.
Cozinhe o macarrão como indicado na embalagem. Depois de escorrido, disponha numa travessa e cubra com o molho de tomate.


PS: Enquanto termino essa postagem, lembro de um amigo gaúcho para quem prometi uma postagem de massa, ou de carne. Leo, uma postagem de massa E carne! Saudades de ti, tchê!

5 comentários:

  1. gosto imensamente de fotos de mesa, assim como a sua! dá uma sensação muito boa. sem falar na comida, que parece tào gostosa! beijo :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fer, eu sou doida por toalha de mesa, pano de prato, copos, talheres, louça... Obrigada por dar uma passadinha e deixar seu pitaco! Beijo

      Excluir
  2. Tes brocolis sont bien jolis ;-) On devine l'experte en cuisson ;-)

    clau

    ResponderExcluir
  3. Com água na boca.....

    vou tentar fazer aqui em casa.
    abração

    ResponderExcluir
  4. Quando quero abrir meu apetite eu olho as tuas postagens. T´o máximo. Ze Lima do RS

    ResponderExcluir