17 de dezembro de 2010

Lasanha sem leite



Comprei um livro delicioso na I Feira do livro de João Pessoa, daqueles que a gente tem vontade de fazer TODAS as receitas. O livro se chama "Le petit Larousse des recettes de famille" (O pequeno Larousse das receitas de família) e contém absolutamente todas as receitas francesas clássicas que costumava comer quando morava com minha mãe, mais um tanto que comi quando fui morar na França, e outras que conhecia de nome e morria de vontade de aprender a fazer. Tudo bem, não vou dizer que tenho vontade fazer as receitas de coelho e linguiça de sangue (o "boudin")...
Enfim, por causa disso, deixei o blog às traças nesses últimos dias. Não que tenha passado quase um mês só namorando o livro, mas o tempo que tive, fiz receitas dele, que morri de vontade de colocar aqui, mas francamente não coloquei por medo de sair do foco. Esse é um blog sobre comida sem leite, certo? A ideia é propor soluções para receitas que originalmente levam leite, certo? Então me contive. As receitas do livro são tipicamente francesas... Achei que daria mais para um blog de comida francesa do que de comida sem leite. Me corrijam se eu estiver errada...

Bem, hoje foi um dia de molho em casa. Acordei com uma sinusite insuportável e não fui trabalhar. Se comi alguma coisa com leite? Não, não. O tempo aqui deu uma enlouquecida e acho que meus sinus devem estar bem confusos. E para aproveitar essa raridade fiz uma receita pro almoço (apesar do torpor) que gostaria de ter compartilhado há muito tempo. Antes de você me perguntar como eu tenho condições de ir pra cozinha com sinusite, saiba que cozinhar pra mim é remédio bom pra tudo, tipo... água de coco. Como o título do post indica, a receita é de lasanha, e pra mim, lasanha tem que ser de carne, desculpem os adeptos de lasanhas diferentes!

O mais importante da receita que segue é o molho branco. Você pode usar qualquer receita de carne moida que tiver ou souber, e aproximadamente 100g de massa para lasanha. Dá uma lasanha não muito grande, para duas pessoas famintas ou quatro comedidas.

Lasanha de carne sem leite

Ingredientes:

400g de carne moída cozida com molho de tomate
Aproximadamente 100g de massa para lasanha. Pode ser aquela que não precisa cozinhar antes de ir ao forno
Farinha de linhaça

Para o molho branco
1 col. (sopa) de cebola picada
1 col. (sopa) de manteiga
3 col. (sopa) de farinha de trigo
1 e 1/2 copo de leite de soja não adoçado
Sal, pimenta do reino moída na hora e noz moscada raladinha na hora, tudo a gosto



Como fazer:

Faça o molho branco: Leve ao fogo a cebola e a manteiga. Quando a manteiga estiver completamente derretida e a cebola ligeiramente macia, polvilhe tudo com a farinha de trigo. Misture bem com uma colher de pau até a farinha ser toda incorporada na manteiga derretida. Você vai obter uma farofa oleosa. Vá derramando o leite devagar, mexendo bem com um batedor de arame, até os grumos de farinha se dissolverem totalmente no leite (é interessante usar uma panelinha um pouco alta pra fazer o molho, assim você terá espaço pra mexer bem nesse momento). Quando o molho começar a engrossar desligue o fogo. Acrescente o sal, a pimenta e a noz moscada.
É um pouco difícil obter um molho sem caroço fazendo dessa forma. Para contornar a situação existem duas técnicas excelentes. A primeira (que minha mãe não leia esse post!) consiste em bater no liquidificador a farinha com o leite, e acrescentar essa mistura à cebola refogada. Você ganha em tranquilidade, mas perde em sabor. Sem dúvida, o roux, que é a farinha "cozinhada" na manteiga confere um gostinho incomparável ao molho branco. A segunda técnica consiste em fazer tudo como manda minha mãe, e antes de colocar os temperos, dar uma batida rápida num mixer ou liquidificador no molho já pronto, só pra ajudar na dissolução dos possíveis grumos que aparecerem. A partir daí é só colocar na panelinha de novo, dar uma leve esquentada e temperar depois de desligar o fogo. É importante notar que quanto mais ralo for o molho branco para uma lasanha mais macia e cremosa ela fica. Portanto, quando fizer o molho branco, assim que começar a engrossar pode desligar o fogo.




Monte a lasanha: Unte uma forma retangular não muito grande de azeite de oliva. Espalhe uma camada de carne moída, depois uma camada de molho branco e por último uma camada de massa. Continue alternando as camadas até acabar os ingredientes. Finalize com uma camada de carne e de molho branco. No final, salpique com farinha de linhaça e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 20 minutos. Se preferir não usar a farinha de linhaça, leve ao fogo envolto em papel alumínio, para não ressecar a camada de cima da lasanha.



Para concluir, se você acha que não tem absolutamente nada a ver fazer molho branco com leite de soja, saiba que vale a tentativa. O que dá gosto ao molho é sem dúvida a MANTEIGA e a NOZ MOSCADA. Se você fizer do jeito que falei, botando a farinha e depois o leite, fica quase imperceptível o fato de você ter usado leite de soja. Acredite em mim.




Em tempo: a dor de cabeça descrita no início do post aconteceu na sexta feira passada e só hoje tive condições de terminar esse post. O que na verdade começou com uma provável sinusite na verdade se revelou numa tremenda dengue! Hoje, me sinto renascida!

Feliz Natal a todos os meus queridíssimos leitores!

5 comentários:

  1. Nossa, dengue! Deve ser um renascimento mesmo passar por ela...
    Amanhã a ceia vai ser na casa da minha irmã, vou fazer crumble porque ela me encomendou um doce, e achei o crumble a minha descoberta do ano. Vou aproveitar as cerejas da época, que por sinal foi a melhor descoberta que fiz na França (não a melhor, a melhor fruta!) e peras, pêssego, já estou com água na boca e tenho certeza de que vai ser sucesso!
    Um ótimo natal pra vocês também! Beijo nas fofissímas Laura e Isadora! Como sempre seus pratos são lindamente apetitosos.
    Beijo, lindona

    ResponderExcluir
  2. Adriana, Natal aqui em Jampa, sabe como é, né? Casa da avó, desde os tempos imemoriais...
    Tinha feito planos pra passar os dias próximos do Natal na cozinha, preparando biscoitos e coisinhas para levar pra festa, mas a vida, mais uma vez, aprontou das suas comigo. Vou me contentar, mais uma vez, a apenas degustar os quitutes dos outros. Seu crumble vai arrasar, não tenho dúvidas.
    Comer cerejas tiradas do pé, no início da primavera são uma das melhores experiências de minha VIDA.
    Beijo grande pra você!

    ResponderExcluir
  3. Demorou!!!! mas tudo bem tendo explicação...


    Feliz Natal Marina!!!

    Ps:ops, Para sua amiga(Adriana) chique também.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não preparei esta receita que, acredito seja deliciosa. Fiquei com água na boca só de ver as fotos. Vou deixar para comê-la na casa da minha cunhadinha em João Pessoa... que tal? Espero que ela ou o Chileno marido dela, me prepare por dia, no mínimo umas 3 receitas destas que estão no blog.
    Um Feliz Natal atrasado e uma maravilhosa passagem de ano. O Senhor os continue abençoando. Beijos para você e as sobrinhas da titia.... até já!!!

    ResponderExcluir
  5. Cunhadinha! Não garanto 3 por dia, mas tudo o que fizer vai ser de coração!
    Esperamos vocês!

    ResponderExcluir