20 de janeiro de 2013

Bolo de amêndoas e uvas


Como de costume, babei numa receita de um blog mais que querido, o Chucrute com Salsicha, e resolvi fazer um desafio comigo mesma. A receita é de um bolo que leva amêndoas na massa e uvas na cobertura. Parecia sensacional, mas tinha um probleminha... levava iogurte. Em geral, quando uma receita leva leite, eu nem penso antes de substituí-lo por leite de soja, de coco ou água mesmo, dependendo do caso. Mas quando leva iogurte... eu passo. Dessa vez foi diferente. Gostei tanto da cara do bolo que resolvi improvisar. 
A metodologia foi a seguinte (não, não pensem que sou tão metódica... isso é só pra vocês verem como fiquei motivada com a ideia, eheheh): pensar no que o iogurte tem, que o leite, por exemplo, não tem. Consistência? Cremosidade? Ok. Então, tentei duas coisas. Primeiro, misturei uma xícara de leite de soja (a mesma quantidade de iogurte que a receita original pede) com uma colher de sopa de maisena e duas colheres de chá de manteiga. Levei ao fogo até engrossar um pouco. Daí, percebi que a quantidade de leite reduziu (óbvio), a medida que foi engrossando, e nesse momento me dei conta que poderia ter simplesmente misturado leite com creme de leite de soja... No fim das contas, misturei meia xícara do leite engrossado e meia xícara de creme de leite. Na realidade, pra simplificar, você pode substituir uma xícara de iogurte por uma mistura de meia xícara de leite com meia xícara de creme de leite, ambas de soja. Ou então, se não tiver creme de leite de soja a mão, leve ao fogo uma xícara e meia de leite de soja, uma colher de sopa de maisena e duas colheres de chá de manteiga, até engrossar. Ufa!!! Não entendeu nada? Vou fazer um resumo:
1/2 xícara de creme de leite de soja + 1/2 xícara de leite de soja = 1 xícara de falso iogurte
OU
1 1/2 xícara de leite de soja +2 col. (chá) de manteiga + 1 col. (sopa) maisena, engrossados no fogo = 1 xícara de falso iogurte
Entendeu agora?

Concordo com a Fer, o bolo é delicioso, não é muito doce, e a mistura de uvas com amêndoas é finíssima. Acho que foi o bolo que durou menos tempo aqui em casa!


Bolo de amêndoas e uvas - customizado

Ingredientes:

1 xícara de falso iogurte (como indicado acima)
1/2 xícara de azeite de oliva
3 ovos (eu usei caipira)
Raspas da casca e suco de 1 limão (eu usei taiti)
1/2 xícara de açúcar
1 1/4 de xicara de farinha de trigo
3/4 de amêndoas moídas (eu usei uma mistura de amêndoas e castanhas do pará)
2 col. (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 xícaras de uvas sem sementes

Como fazer:

Corte as uvas ao meio e reserve. Misture os quatro primeiros ingredientes numa tigela grande, com um batedor de arame. Acrescente o açúcar, a farinha de trigo, a de amêndoas, o fermento e o sal, sem parar de bater, até obter uma mistura homogênea. Disponha a massa numa forma grande untada com azeite, de forma que não fique muito alta. A massa deve ficar com uns 3 cm de altura dentro da forma (pra conseguir isso, eu usei duas formas de tamanho médio). Disponha as uvas por cima da massa, delicadamente. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por 50 minutos ou até que um palito saia seco do centro do bolo.

2 comentários:

  1. Marina, você fez muitas modificações interessantes! nunca imaginei que desse pra fazer iogurte com leite de soja. aprendi algo legal e adorei o resultado do seu bolo. um beijo! :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fer, mas a inspiração veio do seu bolo mesmo! E na verdade não fiz um iogurte propriamente dito, mas sim misturei umas coisinhas pra ficar com a consistência parecida a do iogurte.
      Obrigada por passar e comentar!
      Beijo

      Excluir