16 de janeiro de 2013

Feliz ano velho!


Andei afastada do blog e da cozinha nas últimas semanas por motivos diversos: falta de tempo, falta de tempo, falta de tempo... ah, e também falta de tempo. Pois é, gente, a vida para uma mulher que trabalha, cria duas crianças e inventa de ter um blog que não tem nada a ver com o trabalho é bastante atarefada ;) Então eu estou desculpada, não estou? De qualquer forma, apesar de minhas postagens menos frequentes, 2012  foi um ano muito bom para o blog. Fui convidada a publicar uma receita em outro blog, e batemos os 70.000 acessos, apesar deste não ser um blog profissional (nem comercial)!
Mas, pelo menos no último dia do ano eu cozinhei bastante! Fiz um jantarzinho básico, sem muita frescura, mas duas receitas valem ser compartilhadas. Uma delas foi um complemento à entrada e outra foi um dos pratos principais. Bolinhas de uva e queijo de cabra e bacalhoada. As duas receitas são muito simples.

  
Bolinhas de uva e queijo de cabra

Comece fazendo queijo de cabra conforme explicado neste post, sendo que desta vez, deixe o queijo escorrer um pouco mais de tempo no paninho, para que ele fique ainda mais firme. Depois que o queijo esfriar um pouco na geladeira, cubra uvas sem semente com queijo, de forma a obter uma bolinha de uva coberta de queijo (é mais ou menos o princípio daqueles brigadeiros de uva, sabe?). Deixe as bolinhas num recipiente forrado de papel manteiga dentro da geladeira por algumas horas, para firmar bem o queijo. Triture um punhado de castanhas diversas (do pará, de cajú, amêndoas, etc), retire as bolinhas da geladeira e envolva-as nas castanhas trituradas. Sirva com salada de folhas verdes, ou sozinhas, numa tigelinha.


Bacalhoada

Ingredientes:

1kg de bacalhau dessalgado e desfiado
2 cebolas grandes
4 batatas grandes
2 tomates grandes
1 pimentão vermelho ou amarelo
azeitonas verdes e/ou pretas a gosto
Coentro ou salsa a gosto
sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Como fazer:

Unte uma travessa grande com azeite. Disponha o bacalhau, tempere-o com pimenta do reino moída na hora e um pouco de azeite. Corte as batatas, a cebola, o tomate e o pimentão em rodelas não muito finas. Disponha as rodelas dos legumes por cima do bacalhau  na ordem que quiser (por exemplo: primeiro as cebolas, depois o tomate, o pimentão e por último as batatas. Disponha o coentro ou salsa picados e algumas azeitonas. Coloque sal e mais pimenta. Acrescente azeite generosamente e coloque para assar em forno alto (uns 200 °C) até as batatas ficarem macias.


 

Um comentário:

  1. Desculpada com certeza e Feliz ano novo!!!!
    Desejo... deixa eu pensar um pouquinho .. que você tenha mais teeeeempo!!!!

    abraço forte

    ResponderExcluir