Nesse almoço do qual falei no início, minha tia fez uma sobremesa a base de leite condensado proibidíssima pra mim... Mas lembrou de mim de última hora e resolveu fazer um marshmallow (na verdade merengue italiano, aprendi no Blog da Rita) com calda de morango e pôs por cima de tudo: "Ma, coma o marshmallow, minha filha, isso você pode". Ok, ela deixou. Raspei um pouco da cobertura da sobremesa, coloquei na boca, e... quase tenho um troço. A única coisa que eu consegui falar foi: "noossa senhora, o que é isso?". "Gostou, querida?". Perguntei se ela estava brincando, nessa altura eu já estava toda arrepiada. Resumindo a estória: ela me contou como fazer o marshmallow daquele jeito que alguém que tem 30 ans de panela entende, e eu, que só tenho 5, não entendi nada. Ou pelo menos não fiquei nem um pouco segura para fazer sozinha.
Então, fui dar uma olhada pela internet e comecei pelo óbvio, fui no site Panelinha. De cara bati o olho nos últimos dois post do Blog da Rita e, surpresa, lá estava o marshmallow. Assim ficaria fácil. Peguei a base da receita e ao invés de usar a calda de açúcar usei calda de morango, como fez minha tia.
Não vou repetir a receita do blog, mas saibam que só usei clara e calda de morango. Pra fazer a calda, basta cozinhar uma bandejinha de morango (250g) com 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água. Quando o morango estiver amolecido e o açúcar completamente dissolvido, retire os morangos e deixe a calda apurar em fogo bem baixinho. Quando reduzir até obter aproximadamente 1/2 xícara de calda, desligue o fogo. Bata as claras em neve e quando os picos estiverem firmes, vá acrescentando a calda ainda quente em fio, devagar, sem parar de bater. Bata por mais alguns minutos, até ficar bem firme.
Como o título do post já indica, pra quem não pode comer leite, o marshmallow é uma ótima opção para substituir chantili em coberturas de bolos, cupcakes, sobremesas, tortas, etc. E dá pra inventar muitas variações, basta respeitar o princípio claras em neve mais calda doce quente.
Oi Marina,
ResponderExcluirprimeiro deu pra notar que sobremesas sempre terão espaço por aqui!! òtimo porque, dada a sua insistência, não tem como algum dia agente não se aventurar.
Outra coisa legal demais são estes encontros familiares, quando harmoniosos, é claro. Muito bom também você compartilhar o momento com quem aparece por aqui.
beijos
Márcia
Márcia, queria muito que todos os meus leitores fossem tão desinibidos quanto você, e me escrevessem mais... Obrigada pelo carinho!
ResponderExcluirOi Marina...
ResponderExcluirAdorei o post!!!
A reunião em familia me lembrou muitos as
reuniões da minha familia também!
Sem falar que eu, uma pessoa completamente leiga
em assuntos culinários, adoro frequentar seu blog
e tantar fazer essas receitas.
Mas continuo com o mesmo abjetivo que comentei
anteriormente:
"VOI DAR UM PULINHO EM JOÃO PESSOA PRA PROVAR ESSAS DELÍCIAS!!!"
RSSRSR
Beijos
Priscilla e Juan
Priscilla e Juan,
ResponderExcluirQue bom saber que vocês andam por aqui. Pri, vai treinando pra engordar um pouquinho seu futuro marido, que ele é muito magrinho, ahahah! Beijos enormes pra vocês!