31 de outubro de 2010

Café da manhã de infância


Sei que não é unanimidade, mas eu adoro papinha de aveia. Minha mãe fazia quando eu era criança. Ela fazia com farinha de aveia e leite normal, já que na época não era alérgica, botava um pouquinho só de açúcar e ficava muito bom. Depois que eu comecei a fazer minhas próprias papinhas, eu troquei a farinha de aveia por aveia em flocos finos. Fica bem interessante, dá pra mastigar a papinha. ;)
Você pode estar na dúvida se vale a pena usar leite de soja pra fazer papinha de aveia, e eu vou lhe garantir: vale muito. Se você fizer com leite de soja que já é adoçado, não precisa nem acrescentar açúcar.
Apesar do calor que tem feito já nesses dias, hoje de manhã amanheceu chuviscando então tive vontade de fazer uma papinha. Resolvi fazer diferente e usei quinoa e amêndoas. Foi assim:

Papinha de aveia com quinoa e amêndoas

Ingredientes:

2 col. (sopa) de aveia em flocos finos
1 copo de leite de soja
1 col. (sobremesa) de farinha de aveia
1 col. (sobremesa) de quinoa em grãos
2 col. (sopa) de amêndoas sem casca fatiadas
1 col. (sopa) rasa de rapadura ralada (ou raspada)

Como fiz:

Coloque numa panelinha o leite, a aveia, a farinha de aveia e a quinoa. Leve ao fogo baixo, e mexendo de vez em quando espere ferver. Deixe ferver por aproximadamente 5 minutos, sem parar de mexer, ou até engrossar do seu jeito. Reserve.
Numa frigideira anti-aderente doure as amêndoas fatiadas (sem óleo nem água).
Despeje a papinha numa travessinha, disponha as amêndoas por cima, e por fim salpique com a rapadura ralada.




Perfeito pra começar o dia!

3 comentários:

  1. Très chic, chérie!
    E essa mistura saudável-contemporânea,então, quinoa,rapadura, amêndoas, hum... metideza!

    ResponderExcluir
  2. Ahahahaha! Você é ótima, amiêga! Depois que fiz essa papinha eu ando com vontade de colocar essas amêndoas tostadas em tudo quanto é de prato!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quando vi o post "papinha", no meu caso voltei no tempo lembrei também da minha mãe até, é claro, ver sua "criatividade" .... tenho que concordar com sua amiga Adriana é chic demais!!!diferente pra dizer o mínimo.
    beijos.!

    ResponderExcluir