11 de outubro de 2010

Paciência que virou almoço


Algumas pessoas me perguntam como eu arrumo tempo para escrever no blog. Bem, vejam os dias e as horas das postagens (as meninas dormem às 8h00)... Mas não é só isso... Aqui em casa mora um anjo que adora brincar com crianças, sobretudo se forem as dele. Meu amor de marido me apoia em tudo, até nas minhas maluquices na cozinha. Se bem que às vezes ele cansa e convida todo mundo pra almoçar fora...
Bem, numa dessas ocasiões em que a paciência e a criatividade chegaram até a hora do almoço, consegui colocar em prática uma vontade antiga: preparar carne de cordeiro. Cordeiro combina com damasco, nenhuma novidade. Mas ao invés de cozinhar os damascos junto com a carne, fiz um creme pra servir junto. Com isso tudo, bastou um macarrãozinho simples para acompanhar.



Cordeiro com creme de damascos

Ingredientes do cordeiro:

800g de carré de cordeiro
1 colher de sopa rasa de manteiga
1 cebola picada
50g de bacon picado
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
1/2 xícara de vinho tinto
1 xícara de caldo de legumes, ou frango
2 folhas de louro
1 talo de salsão
sal e pimenta do reino a gosto
óleo para fritar

Como fiz:

Enxugue os pedaços de cordeiro com papel toalha. Com um pincel culinário, unte os pedaços com manteiga. Reserve.
Refogue a cebola, o alho e o bacon com um pouquinho de óleo. Quando o bacon dourar e a cebola amolecer, retire tudo da panela e reserve. Frite o cordeiro na mesma panela, sem acrescentar óleo. Quando o cordeiro estiver dourado de todos os lados, junte o bacon e salpique a farinha por cima de tudo. Misture bem, até espalhar bem a farinha pelos pedaços de carne.
Junte o vinho e deixe reduzir um pouco. Acrescente o caldo, o louro, o salsão e deixe cozinhar até a carne ficar macia, com a panela bem tampada. Acrescente água ou mais caldo ao longo do cozimento, caso o caldo seque demais.
Quando a carne estiver cozida, corrija o sal e coloque pimenta a gosto. Eu usei caldo caseiro, que não leva sal. Mesmo assim, só salguei a carne no final.

Ingredientes do creme de damascos:

100g de damascos
o dobro do volume de água morna
1 col. (sopa) de farinha de trigo
meia cebola picada
1 col. (sopa) rasa de manteiga com sal

Como fiz:

Deixe os damascos de molho na água morna por pelo menos uma hora. Bata no liquidificador os damascos juntamente com a água do molho e acrescente mais água até obter 300ml de creme. Por fim, acrescente a farinha (bata tudo muito bem, até obter um creme homogêneo). Reserve.
Refogue a cebola na manteiga. Quando a cebola amolecer, acrescente o creme de damasco. Deixe ferver um pouco até engrossar.



Sirva o cordeiro com o creme e uma massa simples. Vale todos os minutos de paciência. ;)



2 comentários:

  1. Marina,
    essa é uma estratégia reconhecida internacionalmente entre as mães.(KKKK)
    Olha sobre o cordeiro as fotos ficaram ótimas mas sódeu vontade de comer .. fazer ? acho que o que vai faltar além da paciência é o talento mesmo!

    beijão.
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Agora to dentro!!!! Qdo Aluisio chegar vamos fazer esse mesmo!!! Bjos
    Aline

    ResponderExcluir