5 de janeiro de 2011

Pudim insuspeito


Essa receita é mais uma que já deveria ter postado há muito tempo. Mas vocês já devem ter percebido que não sou obvia, portanto vou deixando as receitas obvias para depois ;)
Já comentei aqui no blog que não sou muito fã leite condensado de soja pois acho que tem um gosto muito forte de... leite condensado de soja! (Não sei explicar!). Obviamente que para fazer um pudim, não restam muitas opções, e sinceramente, depois de provar esse pudim, eu até agradeci a marca do leite condensado por ter colocado no mercado esse produto! Já fiz algumas vezes esse pudim e posso garantir que ninguém fez cara feia quando comeu.
Tenho que confessar, porque de qualquer forma vocês mesmos podem descobrir isto muito facilmente, essa receita não é minha. Está na lata de leite condensado de soja... Dessa vez, meu toque pessoal foi adicionar alguns mirtilos no pudim antes de colocá-lo no forno. Mais uma vez usando essas frutas exóticas? Pois é, ao menos nesse caso, os mirtilos foram produzidos no território nacional. Eu ainda não firmei minha opinião a respeito de usar ou não usar ingredientes produzidos a milhares de quilômetros de distância da minha cozinha. Enquanto não tomo uma posição radical a respeito (nem sei se vale realmente a pena tomar uma decisão radical a respeito...), procuro usar o bom senso. Vamos lá:



Pudim de soja

Ingredientes:
3 col. (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado de soja
a mesma medida de leite de soja (eu prefiro usar o não adoçado)
3 ovos
1 caixinha de mirtilos



Como fazer:
Disponha o açúcar numa forma para pudim e  coloque a forma em fogo baixo, até o açúcar derreter e virar um caramelo. Atenção para o açúcar não queimar! Reserve.
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos até obter uma mistura homogênea. Acrescente os mirtilos a essa mistura, mexendo delicadamente.
Despeje o pudim na forma caramelizada e coloque para assar em banho maria em forno pré-aquecido a 180°C por 1 hora e 20 minutos aproximadamente. Retire do forno, espere esfriar e desenforme antes de servir. Delícia!

Um comentário:

  1. Nossa.
    Vou testar, pois quero ver se o gosto é do mesmo com leite condensado.
    Tenho uma sobrinha que ñ pode tomar o leite e aqui foi uma achado!!!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir