17 de janeiro de 2011

Suflê de chocolate


Estou de férias. Ufa! Deus sabe o quanto esperei por esses próximos 20 dias!!! Por sinal, o blog ficou meio abandonado ultimamente, mas o motivo foi justamente esse: últimos dias de trabalho antes das férias, primeiros dias do ano para deixar tudo planejadinho para o ano que começa. Foi força total, pra passar as férias relaxadas.
Mas os últimos dias não foram só trabalho... tivemos grandes conquistas fora do trabalho, entre elas um suflê de chocolate indescritível, que fiz num almoço para o meu pai. Ele, que não é chegado em sobremesas, até repetiu!


Dessa vez, fiz a caridade de converter as gramas (da receita francesa) em medidas brasileiras. Só não faz se não quiser!



Suflê de chocolate

Ingredientes:
2 col. (sopa) bem cheias de manteiga (50g)
4 col. (sopa) + 1 col. (sobremesa) de farinha de trigo (50g)
250 ml de leite de soja
40g de chocolate de cobertura meio amargo
4 col. (sopa) de chocolate em pó
5 claras e 4 gemas
4 col. (sopa) + 1 col. (sobremesa) de açúcar demerara (70g)
Manteiga e açúcar para untar a forma 

Como fazer:
Unte uma forma de suflê de aproximadamente 18cm de diâmetro com manteiga e salpique com açúcar por toda a superfície interna da forma.
Numa travessinha, misture a farinha com a manteiga até formar uma pasta homogênea. Reserve na geladeira.
Numa panelinha, disponha o leite, o chocolate de cobertura e o chocolate em pó e leve à fervura. Mexa de vez em quando, até o chocolate derreter completamente. Sem desligar o fogo, vá acrescentando a pasta de farinha e manteiga aos poucos, às colheradas, mexendo sempre muito bem, com um batedor de arame. Ao final da pasta, você já deve ter obtido um creme bem grosso. Quando tudo estiver misturado e você tiver obtido um creme homogêneo, bem espesso, desligue o fogo. Acrescente à mistura uma clara e mexa bem.
Transfira a mistura para uma travessa e deixe amornar.
Acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de misturar, até obter um creme homogêneo. Reserve.
Nesse momento, ligue o forno e deixe pré-aquecendo em 200 °C. Coloque água numa chaleira e ponha pra ferver.
Bata as outras 4 claras em neve. Quando os picos estiverem firmes, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até obter picos bem firmes, e o açúcar se dissolver todo. Incorpore as claras em neve à mistura de chocolate e gemas, aos poucos, mexendo devagar até obter, mais uma vez, uma mistura homogênea. Enquanto você bate as claras em neve, acompanhe a fervura da água na chaleira. Assim que ferver, desligue o fogo.
Despeje a mistura na forma de suflê (a mistura tem que chegar a no máximo 1cm da borda superior). Coloque a forma em outra, mais larga, e aí despeje a água fervida bem quente para fazer um banho maria. 
Asse no forno por 40 minutos.

Sirva o suflê morno, acompanhado de uma calda de frutas feita com pouco açúcar, ou salpicado com açúcar de confeiteiro. Não direi mais nada. Depois que você fizer, e colocar a primeira colherada do suflê morno na sua boca, você me diz o que achou.

4 comentários:

  1. É indescritível porque delicioso ou porque tá lindo? Os dois, né!
    Aproveite suas merecidas férias nessa cidade maravilhosa! E cozinhe bastante pra nos inspirar.

    ResponderExcluir
  2. Bom demais, Adriana!!! Bom demais! Eu já fiz duas vezes, a segunda simplesmente por fazer, por desejo, larica, sei lá! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Eita! voltando com tudo Marina.
    O suflê parece delicioso vai para minha lista de ..um dia eu tenho que fazer....

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Ai Ai...sem comentarios...muito lindo, nem sei se quero provar, hehehehhe

    ResponderExcluir