28 de julho de 2010

Iogurte e queijo


Já faz algum tempo penso em escrever sobre iogurte por aqui. O que me faz adiar a postagem é o fato de ter que falar de marca. Se alguém souber fazer iogurte de soja caseiro sem usar um saquinho de fermento lácteo por favor me avise. Quem não tem problemas com leite de vaca é só colocar um pote de iogurte natural dentro de um litro de leite, mas eu não posso fazer isso... Pois bem, eu só sei fazer iogurte usando Bio Rich. Na verdade eu recomendo usar isso até pra fazer iogurte com leite de vaca. Assim, você tem a certeza que seu iogurte é iogurte de verdade, e não bebida láctea com amido, espessante, acidulante, etc.
Pra fazer iogurte com Bio Rich não precisa usar iogurteira não. Na embalagem do produto eles dizem direitinho como fazer o iogurte. Depois de misturar o leite morno com o fermento lácteo é só deixar em um isopor durante a noite. Já deu certo em Brasília e aqui em João Pessoa (ou seja, não funciona só em clima quente). Hoje eu tenho uma iogurteira. Como a temperatura é controlada o tempo todo, o iogurte fica perfeito, quase sem soro e bem firme (como na foto acima).
Se você quiser experimentar fazer iogurte de soja, dá pra comprar o Bio Rich pela internet ou então em algumas lojas de produtos naturais (se você quiser saber em que loja de João Pessoa eu encontrei, me mande um comentário que eu respondo pessoalmente). Você só precisa de um recipiente com tampa e capacidade mínima de um litro e um isopor que caiba o recipiente. O iogurte no isopor não funciona se você usar os leites de soja industrializados já adoçados. E na iogurteira a gente até consegue uma certa consistência, mas ainda assim fica parecendo bebida láctea, bem líquido. Com o leite de soja feito em casa, fica maravilhoso fazendo com ou sem iogurteira! Espesso e pouco ácido. Assim:



Depois de pronto, dá pra bater o iogurte de soja com frutas e/ou açúcar, comer com granola, etc.
Uma outra forma interessante de utilizar iogurte de soja é fazer queijo de iogurte com ele. Já ouviu falar? Achei isso em alguns blogs e tentei reproduzir com iogurte de soja. Ficou ótimo, como se eu tivesse usado iogurte de leite de vaca. O resultado é um queijo cremoso com consistência de cream cheese (por favor, não espere que o gosto também fique parecido!). Estou ainda pensando na quantidade de coisas que poderíamos fazer com essa base, mas já posso garantir que simplesmente com torradas fica uma delícia. Muito melhor do que aquelas pastas a base de tofu que encontramos prontas em algumas lojas (irc!).




Queijo de iogurte de soja

Ingredientes

Iogurte de soja não adoçado
Sal a gosto
Orégano ou temperos secos a gosto

Como fazer:

Misture iogurte de soja com sal e temperos a gosto. Disponha o iogurte numa peneira coberta com um pano de prato limpo. Acomode a peneira em cima de uma bacia ou travessa, para que o soro do iogurte escorra para dentro do recipiente. Cubra o iogurte com as extremidades do pano e leve a geladeira por no mínimo oito horas. Após esse período, retire o queijo do pano de prato e coloque em um recipiente fechado. Conserve na geladeira.

6 comentários:

  1. Achei teu blog maravilhoso pois tenho um filho com intolerancia a lactose , se tiver mais ideis beijos dricafgs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tentei fazer queijo de iogurte usando leite de cabra, mas no dia seguinte o leite ficou azedo e com textura de clara de ovo. Misturei bem e salguei porque achei que daria para dessorar para fazer o creme de queijo, mas a textura (de clara de ovo) impede que o soro escorra... Será que posso ainda usar esse "leite gosmento" para alguma receita. Estou super triste com a ideia do desperdício... Obrigada, Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, já tentei fazer iogurte com leite de cabra e realmente aconteceu a mesma coisa que você relata. Pra fazer queijo com leite de cabra, é melhor fazer do jeito que se faz ricota, ou seja, esquentando o leite e acrescentando suco de limão ou vinagre depois da fervura. Daí é só esperar uns minutinhos, para o leite talhar, e despejar num pano de prato fininho, disposto sobre uma peneira, pra coar o queijo do soro. Quanto ao leite de cabra que estragou, sinceramente, quando aconteceu comigo, joguei fora mesmo... infelizmente... Abraço!

      Excluir
    2. Oi, Marina, obrigada. Bêjo! Simone.

      Excluir
  3. Ah! Só pra eu ficar esperta pra próxima... Qual a proporção de vinagre vc usa para talhar o leite? Obrigada mais uma vez, Simone ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, dá uma olhada nessa postagem:
      http://mamaetanacozinha.blogspot.com.br/2011/08/ricota-de-leite-de-cabra.html
      Beijão!

      Excluir