15 de julho de 2010

Torta salgada quebra-galho


Uma amiga que gosto muito visitou o blog e além do elogio me perguntou se eu não tinha alguma receita de liquidificador. Pois bem, amiga, tenho sim. Essa receita é um clássico na minha família. Não tem coisa mais fácil de fazer e quebra um galho naquelas horas em que não tem nada pra comer, a empregada está de folga e a hora do jantar se aproxima. Claro que a receita original leva leite e queijo ralado, e é claro que eu troquei tudo, não é?
A torta é composta de duas partes: a massa e o recheio. O recheio pode ser feito com o que tiver na despensa/geladeira: frango desfiado, atum, restos de carne moída ou proteína de soja preparados, milho, ervilha, azeitonas, palmito, legumes, etc. A receita que trago aqui é a que mais faço aqui em casa.



Torta salgada

Ingredientes da massa:

2 xícaras de farinha
1 1/2 xícara de leite de soja (você pode usar o leite de soja em pó que não é adoçado e reconstituí-lo)
12 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola cortada em 4 pedaços
2 colheres de sopa de molho de tomate
2 ovos
sal a gosto
2 colheres de sopa de fermento em pó

Ingredientes do recheio:

1/2 peito de frango grande desfiado
1 cebola média picada
1 xícara de milho
1 xícara de ervilha
2 colheres de sopa de azeitona verde picada
1 cenoura ralada
sal, coentro e cebolinha picados a gosto (pode usar salsinha no lugar do coentro)
azeite para refogar

Como faço:

Para a massa, é só bater tudo no liquidificador! Reserve.
Prepare o recheio: refogue a cebola e a cenoura no azeite. Quando amolecerem, acrescente o frango desfiado e refogue por dois minutos. Junte o milho, a ervilha, as azeitonas e misture bem. Refogue por mais alguns minutos. Adicione sal a gosto e desligue o fogo. Coloque coentro e cebolinha picados e misture bem.


Monte a torta: unte uma travessa grande com azeite (no fundo e nas bordas). Despeje a metade da massa na travessa. Disponha o recheio delicadamente por cima da massa e no final despeje a outra metade da massa por cima do recheio. Asse em forno médio (200°C) pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos ou até a massa dourar. Não faça o teste do palito. Ele vai sair melado mesmo quando a torta estiver cozida.


Dica: você pode cobrir a massa com farinha de linhaça antes de colocá-la pra assar, no lugar do queijo ralado da receita original.

Um comentário:

  1. Marina, querida amiga,
    Precisava deixar registrada minha alegria de poder acompanhar regularmente suas aventuras culinárias! Além da aprendizagem, o deleite de ler seus textos autênticos e bem escritos!
    Um grande beijo e toda minha admiração,
    Ma, sua amiga homônima :)

    ResponderExcluir