14 de julho de 2010

Brigadeiro na forminha


Queria colocar alguma receita salgada por aqui mas vejo que nos últimos dias acabei fazendo mais coisas doces. E quando fazia alguma receita salgada, ou não ficava boa, ou não sobrava nada pra tirar foto... Então, mais uma vez, uma receita doce pra vocês.
Ontem resolvemos fazer uma festa aqui em casa. Festa de criança, claro. Toda festa de criança tem que ter brigadeiro, certo? Pois bem, faz tempo que tinha vontade de experimentar leite condensado de soja pra fazer brigadeiro. Ontem foi a ocasião perfeita. Eu só uso esse leite condensado pra fazer pudim, pois acho o gosto dele muito forte e esquisito. Dificilmente vocês irão encontrar uma sobremesa aqui no blog que leve esse leite condensado.


Fiz o brigadeiro do mesmo jeito que se faz brigadeiro de leite condensado convencional. Não deixei tanto tempo no fogo, pois acho mais prático fazer brigadeiro de colher (assim não tenho que passar um tempão enrolando os brigadeiros e segurando as ferinhas para que elas não devorem tudo antes da "festa"...). Como não tinha copinhos pequenos para por o brigadeiro, pus em forminhas de empadinha de silicone.


Brigadeiro de soja

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de soja
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de Nescau (esse achocolatado não tem leite em pó na fórmula, contrariamente às outras marcas)*

Como fiz:

Coloque todos os ingredientes numa panelinha e mexa bem. Leve ao fogo médio a baixo e cozinhe por uns 10 minutos (após fervura) mexendo sempre. Desligue o fogo e despeje em copinhos, forminhas ou xícaras de café. Coloque na geladeira até esfriar e endurecer. Se quiser um brigadeiro para enrolar deixe cozinhar por mais tempo, até a massa engrossar mais um pouco.


* No site da marca do brigadeiro de soja eles indicam utilizar quatro colheres de sopa de leite de soja sabor chocolate. Isso também contribui com a consistência do brigadeiro.

Um comentário: