5 de julho de 2010

4 de julho com panqueca de goma


Não sei se fui influenciada pelos blogs e sites americanos que nessa época do ano se inundam de receitas, dicas e ideias de decoração patrióticas para passar o 4 de julho, ou se foi coincidência. O fato é que resolvi fazer panquecas nessa manhã de domingo… Mas, como comprei 5 quilos de goma de tapioca no sábado, numa casa de farinha perto do meu local de trabalho (em outro post falarei mais um pouco sobre isso), achei por bem aproveitar a riqueza regional e fazer as panquecas com a goma de tapioca. Pois bem, não é que funcionou? Fui fazendo a receita no olho, mas tive o cuidado de anotar as medidas de cada ingrediente.

Panqueca de goma

Ingredientes:

150 g de goma de tapioca (ou polvilho azedo)

2 ovos caipira

1/2 xícara de leite de soja adoçado

Como fiz:

Bata bem a goma com os ovos com um batedor de arame até formar um creme homogêneo. Acrescente o leite e misture bem. Deixe descansar por alguns minutos. Unte uma frigideira anti-aderente com óleo, e coloque-a para esquentar em fogo alto. Baixe o fogo e coloque uma concha de massa na frigideira, espalhando bem a massa. Deixe cozinhar até soltar da frigideira e vire a panqueca para dourar do outro lado. Reserve, e faça o mesmo com o restante da massa, de concha em concha.

A massa fica ligeiramente doce, mas fica muito boa com acompanhamentos doces e salgados. A consistência é mais mole que uma panqueca feita com farinha de trigo, então as panquecas ficaram parecidas com crepes. Taí... farei de novo no 14 de julho!

Um comentário:

  1. Que legal fazia tempao que procurando uma receita assim.

    ResponderExcluir