2 de julho de 2010

Frutas assadas para as meninas comerem

Hoje tentei preparar uma gelatina de duas cores, verde e amarelo, com suco de frutas e agar-agar, mas assim como a nossa querida equipe brasileira, a gelatina desandou e a receita não deu certo. Então, pensando no lanche das meninas coloquei umas maçãs e peras no forno, com canela e cravo. No meio do processo, lembrei que minha filha mais velha, no auge da formação de seus gostos particulares (quase 5 anos de idade) decidiu que não gostava de frutas cozidas... Outro dia fiz uma panelada de compota de maçãs e apesar do meu gosto pela coisa ela desdenhou solenemente o preparado. Olhou pro potinho de compota e falou: "mãe, eu não gosto de maças cozidas".


Eu adoro maçãs e peras cozidas. "Poires au chocolat", compota de maçã, maçãs e peras assadas simplesmente, com canela salpicada por cima. Tudo isso faz parte da minha vida e me traz boas e reconfortantes recordações. As peras com chocolate consistem numa sobremesa tipicamente francesa, que minha mãe fazia nos dias especiais, quando encontrava peras na cidade. Há 25 anos atrás, peras eram raras (e caríssimas) em nossa cidade. Até hoje intento reproduzir a receita, que minha mãe insiste em dizer que é facílima, mas não consigo encontrar ocasião... Acho que é meu subconsciente boicotando a tentativa, pelo medo do fracasso...
A compota de maçã acompanhou meus anos de universidade. Na época eu fazia uma versão bem "estudante": cortava uma maçã no meio e botava pra assar no microondas (coisa que hoje faço questão de não ter) com um pouco de canela por cima. Comia com colher, raspando a polpa da maçã de dentro da casca.
Hoje, nos tempos corridos de mãe-profissional, coloco as frutas cortadas grosseiramente numa forma, cubro com papel alumínio e ponho no forno. Isso também fica delicioso em forma de crumble, é só colocar aquela farofa clássica do crumble por cima das frutas, antes de colocar no forno pra assar.
E voltando ao lanche de hoje, depois que lembrei do gosto da mais velha, pensei numa forma de tirar o foco das frutas assadas e complementei as frutas com ganache de chocolate. Uma pequena colherada de ganache em cima de cada metade de fruta, e minha filha mais velha comeu com gosto!


Frutas assadas com ganache de chocolate

Ingredientes:

3 maçãs
3 peras
canela em pó a gosto
4 cravos da índia
um pouco de água
80 g de chocolate meio amargo sem leite (usei o chocolate de cobertura meio-amargo da Garoto, que não tem leite em sua composição)
80 g de creme de leite de soja

Como fiz:

Corte as maçãs e as peras ao meio e tire as sementes e talos. Disponha numa forma anti-aderente, coloque um pouco de água no fundo da forma e espalhe os cravos na água. Polvilhe a canela por cima das frutas. Cubra com papel alumínio e coloque pra assar em forno médio (190° C) e asse até as frutas amolecerem (não contei o tempo...).
Para o ganache, derreta o chocolate em banho-maria e quando derreter tire do fogo e misture o creme de leite até obter um creme homogêneo.
Disponha colheradas do ganache por cima das frutas e sirva.


Dica: pode sobrar um caldo no fundo da forma, que serve para acompanhar as frutas também.

3 comentários:

  1. O que é crumble? adorei a receitinha que na montanha comemos algumas vezes, mais sem o ganache... estou adorando suas receitas... parabéns!

    ResponderExcluir
  2. receita saudável, parece deliciosa, vou experimentar

    ResponderExcluir