20 de julho de 2010

Tortinhas de pêssego

Peguei três receitas, misturei tudo e deu:


Os pêssegos vieram de bem longe. Dos EUA pra ser precisa. Comprei, porque o cheiro inspirava milagre... como que frutas vindo de tão longe poderiam chegar aqui com um cheiro tão bom? E pelo cheiro, cometi uma loucura... comprei os pêssegos por 10 reais o quilo... Ainda bem que valeram cada mordida!



Tortinhas de pêssego

Ingredientes da massa:

1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
90 g de manteiga gelada
1 gema
2 col. sopa de água

Como fiz a massa:

Misture a farinha com o açúcar. Incorpore a manteiga em pedaços na farinha com as mãos até formar uma farofa úmida. Acrescente a gema e misture. Junte as duas colheres de água e forme uma bola com a massa. Enrole a massa em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos uma hora.
Unte 8 assadeiras pequenas de torta. Forre o fundo e as laterais com a massa e fure os fundos com um garfo. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por 20 minutos ou até dourar.

Ingredientes do recheio:

2 copos de leite de soja
100 g de açúcar
3 gemas em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de maisena

Como fiz o recheio:

Coloque o leite numa panelinha com a metade do açúcar e leve à ebulição.
Enquanto o leite aquece, bata as gemas com a outra metade do açúcar até formar um creme esbranquiçado. Essa etapa é muito importante. Se você não consegue bater as gemas com um batedor de arame por muito tempo, utilize uma batedeira. Você PRECISA obter um creme esbranquiçado.
Junte a maisena à mistura de gemas e misture bem.
Quando o leite ferver, desligue o fogo. Derrame o leite fervente na mistura de gemas, sem parar de bater. Leve novamente ao fogo baixo e deixe o creme aquecendo, SEM PARAR de mexer, até engrossar. Essa etapa também é importante. Se o creme esquentar demais, as gemas vão cozinhar e deixar o creme cheio de bolotas, portanto, assim que o creme der sinais de que está engrossando, desligue o fogo e continue mexendo por uns segundos fora do fogo. É super fácil, não se assuste com tanta caixa alta...

Ingredientes da cobertura:

2 pêssegos maduros
água
açúcar a gosto

Como fiz a cobertura:

Corte os pêssegos em fatias médias a finas. Coloque numa panela e cubra o fundo com água. Polvilhe açúcar a gosto em cima dos pêssegos e deixe em fogo baixo até os pêssegos amolecerem.

Para montar as tortinhas:

Desenforme as tortinhas das formas quando a massa esfriar. Dentro de cada tortinha, coloque duas a três colheres de sopa de creme. Por cima do creme disponhas as fatias de pêssego e um pouco de calda do cozimento dos pêssegos. Leve à geladeira por algumas horas antes de servir.



Dica: Você pode fazer as mesmas tortinhas com outras frutas, como maçãs, peras, kiwi (nesse caso nem precisa cozinhar a fruta), etc. E pode fazer uma torta só, numa forma grande. O tempo de cozimento da massa aumenta um pouco.


Um comentário:

  1. Hum... salivando daqui. Como pude perder a degustação? Vou ter de reproduzir!
    Adoramos ver vocês, as meninas tão uma coisa de lindas e carinhosas, já estamos com saudade. Bisous

    ResponderExcluir