26 de janeiro de 2011

Pão de mel


A primeira vez que fiz essa receita foi no primeiro aniversário de minha primeira filha. Na verdade a festa foi um churrasco para os amigos mais chegados, mas fiz um bolinho e alguns docinhos. Como não ía preparar lembrancinhas, resolvi fazer pãezinhos de mel, que embrulhei com chita e amarrei feito uma trouxinha. A mulherada achou lindo!
Dessa vez, não tinha tempo de cobrir pãozinho por pãozinho com chocolate derretido, então resolvi apenas derramar o chocolate por cima dos pãezinhos, como uma cobertura de bolo mesmo, o que deixou os pães de mel mais secos, mas também mais leves.
Essa receita tirei de uma exemplar (de uns cinco anos atrás) daquele supletivo da revista Claudia, Claudia Comida e Bebida. Como sempre, substituí os laticínios por produtos a base de soja. Depois do brigadeiro e do pudim, essa é a terceira e última receita com leite condensado de soja que vocês virão por aqui! Eu espero...



Pão de mel

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de soja
1 lata de mel
3 col. (sopa) de manteiga
1 col. (sobremesa) de fermento
2 col. (sopa) de chocolate em pó
2 ovos
1 col. (chá) de cravo da índia moído
1 col. (sopa) de canela em pó
7 colheres de leite de soja
4 xícaras de farinha de trigo
Chocolate de cobertura meio amargo (a quantidade depende do tanto de cobertura que você quiser usar. Para essa receita usei umas 100 gramas)

Como fazer:

Numa travessa, misture a farinha, o chocolate em pó, o fermento e as especiarias. Reserve.
Numa panelinha, misture o leite condensado, o mel e a manteiga e leve ao fogo até obter uma mistura homogênea. Retire a mistura do fogo e acrescente o leite e os ovos,  batendo tudo muito bem. Acrescente à mistura os ingredientes secos, até obter uma massa lisa e homogênea. 
Espalhe a massa numa assadeira grande, de aproximadamente 26 x 42 cm, e asse em forno pré-aquecido a 180 °C, por 40 minutos.
Quando o bolo esfriar, desenforme, corte em cubos pequenos, e disponha os pãezinhos em um tabuleiro, ou travessa grande. 
Derreta o chocolate em banho maria. Retire o chocolate do fogo e mexa-o com uma espátula com movimentos de cima para baixo, até ele amornar um pouco. Despeje o chocolate por cima dos pãezinhos e coloque na geladeira apenas para endurecer o chocolate.


Um comentário:

  1. Essa eu queria ter provado...deixa para a proxima tarde de bagunça organizada das crianças! Bjos

    ResponderExcluir