26 de dezembro de 2010

Clafoutis de Natal


Andei refletindo a respeito de minhas considerações sobre aquele meu livro francês de comida caseira. Se é verdade que a comida francesa muitas vezes utiliza leite nos ingredientes (sobretudo nas sobremesas), por que não colocar ao menos essas nesse meu blog sem leite? Afinal, em todas elas vou apelar pro leite de soja... Ok, concordamos então.

Não sei como é na sua família, mas na minha, festa mesmo se faz na véspera de Natal, com direito a entrega dos presentes a meia-noite, pelo homem mais velho da família (meu pai). É interessante observar que existe um certo padrão na categoria dos presentes: as crianças recebem brinquedos, as mulheres coisas de casa, os homens camisas, bebidas. A minha geração está no meio. Antes dos bisnetos nascerem (dos quais minhas filhas), eu fazia parte do grupo das crianças, eu e minhas primas e primos. Passada a fase da infância, começamos a receber presentes mais variados, como perfumes, cremes, roupas... (coisas de adolescente?). Ainda era assim até ano passado... Esse ano ganhei uma assadeira! Acho que estou entrando na categoria das mulheres!

No dia da véspera de Natal resolvi fazer uma receita do livrinho querido. Um Clafoutis é tudo o que há de mais francês dentre as receitas de sobremesas caseiras. Graças à globalização, podemos encontrar cerejas nos supermercados nessa época do ano. Não vou aqui discorrer sobre a qualidade das mesmas, mas enfim, temos cerejas, já é um assombro! Queria ter um lanche nosso, antes de partir para a comilança da festa de Natal.


Clafoutis de cerejas e pêssegos

Ingredientes:

300g de cerejas frescas
1 lata de pêssegos em calda, escorridos
1 colher de sopa cheia de manteiga
125g de farinha
50g de açúcar demerara
3 ovos
300 ml de leite de soja


Como fiz:

Espalhe a manteiga numa travessa grande redonda. Disponha as cerejas e os pêssegos cortados em fatias grossas no fundo da travessa.
Numa tigela, misture a farinha e o açúcar. Reserve. Em outro recipiente, bata os ovos com um batedor de arame e incorpore o leite. Misture mais um pouco.
Derrame a mistura de leite e ovos na farinha. Mexa tudo muito bem, até obter uma mistura homogênea e lisa.
Disponha a massa sobre as frutas e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por 40 minutos, ou até dourar.
Sirva morno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário