9 de junho de 2011

São João sem leite - parte II



Há alguns meses aprendi a fazer canjica, ou curau (esse é mais um caso de invencionisses de nomes para pratos nordestinos, lembra que já falei disso antes?), no site Panelinha. Para ser franca, eu não aprendi a fazer, eu só peguei a receita. E pra dar continuidade às receitas de nosso São João sem leite, resolvi colocar a receita em prática. Mas fiz algumas modificações da receita original, não só trocando o leite por leite de soja e leite de coco, mas também no tempo de cozimento e na quantidade de açúcar indicados na receita do Panelinha. Mas eu não experimentei a receita sozinha. Minha empregada, que é cozinheira de mão cheia, me deu um apoio fundamental! Quando botei a canjica no fogo e comecei a mexer, o creme começou a fazer caroço. Ai, e agora! Ela pegou a colher, começou a mexer energicamente, trocou a panela de fogo, botou numa boca bem fraquinha e os caroços se desfizeram, o creme foi engrossando uniformemente e tudo se resolveu. Ok, essa etapa deu certo. Mas e agora, quando é que tá pronto? "Ah, Marina, depois que a canjica ferver, quando aparecer a "cara de velho", tá cozido". Peraí... "cara de velho"? Rindo muito, ela disse: "Você vai ver". E não é que vi mesmo? Olha aí a Gerlane mostrando a "cara de velho" da canjica, toda enrrugada:


Canjica sem leite

Ingredientes:

6 espigas de milho bem verdinho
200 ml de leite de coco
200 ml de leite de soja
3 col. (sopa) de açúcar
canela em pó a gosto

Como fazer:

Com a ajuda de uma faca retire os grãos de milho das espigas. Bata o milho juntamente com os leites no liquidificador até obter um creme homogêneo. Passe a mistura por uma peneira, separando o líquido do bagaço. Coloque o liquido numa panela, acrescente o açúcar (prove e veja se está doce o suficiente pra você. Eu geralmente uso muito pouco açúcar nas minhas receitas, mas você pode preferir usar um pouco mais) e coloque em fogo bem baixo. Aí vem a parte divertida... Mexa bem (bem mesmo, sem moleza, hein!) o creme até ele começar a ferver. Após o início da fervura você pode parar de mexer a canjica. Observe o creme na panela enquanto ele ferve. Quando o creme começar a enrrugar na superfície, ou seja, quando começar a fazer a "cara de velho", a canjica está pronta!



3 comentários:

  1. Olá Marina,
    Acabei de conhecer seu blog e adorei, já que sou uma mamãe que está "descobrindo" a cozinha por conta da ALPV do meu bebê...
    Me diz uma coisa, será que se eu trocar o leite de soja por leite de arroz(industrializado em forma liquida) dá certo? è que meu bb tb tem alergia a soja...
    Bom... vou tentar e vê se dá certo...
    Bjs e Parabéns pelo blog.
    Luanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Luanda! Sinceramente, eu nunca cozinhei com leite de arroz, até porque aqui onde moro esse produto não chegou às prateleiras dos mercados ;). Mas não vejo o menor impecilho em você substituir o leite de vaca por ele, se o objetivo for apenas substituir o componente líquido de alguma receita. Só atente para o fato de que o leite de arroz não contém quase nenhuma proteína e é constituído basicamente de carboidratos. Conheço alguns blogs de receitas veganas que usam os leites vegetais em geral, dos quais o leite de arroz, em receitas que normalmente usariam leite de vaca. Faça sua experiência e me diga como ficou, ok?
    Beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Experimente fazer com leite de coco em vez de soja. Inesquecível

    ResponderExcluir