6 de junho de 2011

São João sem leite - parte I


O São João é sem dúvida a festa mais importante na Paraíba. Na verdade não é simplesmente uma festa mas sim uma enorme manifestação cultural em que pelo menos 90% da população do estado participa diretamente. Os outros 10% são influenciados direta ou indiretamente com o momento, pois todos os moradores da capital acabam desaguando nas pequenas cidades do interior, então, ou você fica na capital e vive alguns dias de pura paz e tranquilidade, ou você mora no interior e passa alguns dias de agito fora do normal.
Como você já deve desconfiar, eu faço parte daqueles que moram na capital e não viajam pra lugar algum. Pra mim, são os melhores dias do ano! A cidade fica vazia, calminha, e pra completar tem o clima do mês de junho que é fresquinho e agradável. Mas não fico trancada em casa, não. Meu pai faz sempre uma festinha no dia de São João e no dia de São Pedro. Tem sempre fogos pras crianças, fogueirinha, milho assado... E falando em comida, pra quem não pode comer laticínios, é sempre difícil achar alguma coisa pra comer além do milho verde. Quero dizer, era, porque agora você vai saber como fazer várias comidas típicas sem usar laticínio!
Eu já postei algumas receitas aqui no blog. O mungunzá (ou canjica), bolo pé-de-moleque, bolo de macaxeira. Por sinal, o mungunzá está sempre no top ten das postagens mais acessadas aqui do blog, pode conferir aí ao lado. (Aliás, acho que alguem tuitou essa postagem do mungunzá... Foi você? Fala aí quem foi, eu queria agradecer!) Além dessas, conheço uma receita de bolo de fubá delicioso que não leva laticínio nenhum. Na verdade é uma mistura de bolo de fubá com bolo de  milho. O meu bolo ficou pretinho porque usei açúcar mascavo.



Bolo de fubá sem laticínio

Ingredientes:

1 lata de milho com o caldo
3 ovos
2 col. (sopa) de óleo
1 vidrinho de leite de coco
2 xícaras de açúcar (eu usei mascavo)
2 1/2 xícaras de fubá de milho do tipo flocão
1 col. (sopa) de fermento
1 pitada de sal

Como fazer:

Misture todos os ingredientes no liquidificador. Despeje a massa (que fica um pouco líquida) numa forma untada e asse me forno pré-aquecido a 200°C por 40 minutos. Antes de tirar o bolo do forno, faça o teste do palito. Se ele não sair limpo, asse por mais alguns minutos. Se você quiser um bolo amarelinho, é só usar açúcar demerara ou cristal.
Até o São João trarei mais receitas típicas, aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário