7 de outubro de 2012

Flan de coco com chutney de manga


Apesar dos ingredientes tão tropicais, mamãe trouxe essa receitinha da França. Essa é daquelas que você consegue fazer em dez minutos. Dá pra fazer logo antes do almoço, e enquanto você almoça ela fica prontinha pra servir.

Flan de coco com chutney de manga 

Ingredientes:

100 ml de leite de soja
400 ml de leite de coco (se quiser, pode usar 500 ml de leite de coco ao invés de 100 ml leite de soja e 400 ml de coco)
2 gramas de agar-agar (uma col. de chá)
1 manga descascada e cortada em tiras
2 col. (sopa) de mel
1 col. (sopa) de água
1 anis estrelado
1 pitada de canela em pó
Gengibre ralado a gosto

Como fazer:

Faça primeiro o flan: com um batedor de arame, misture o agar-agar nos leites até que ele dissolvê-lo completamente. A receita original não leva açúcar, mas se preferir, pode adoçar a gosto. Leve ao fogo baixo até ferver. Desligue o fogo e disponha o flan numa travessa média ou em potinhos individuais. Leve à geladeira por pelo menos duas horas.
Enquanto isso faça o chutney: misture a manga, o mel e a água numa panelinha e leve ao fogo baixo. Quando iniciar fervura coloque o anis, a canela e o gengibre, e deixe cozinhar até a manga amolecer. Descarte o anis estrelado e reserve.
Na hora de servir, esquente o chutney acrescentando duas colheres de sopa de água, e disponha o chutney morno por cima do flan.


Parece um simples manjar de coco? Parece... mas a consistência é completamente diferente, por causa do agar-agar. Você pode trocar o chutney de manga por doce de abacaxi, calda de chocolate, como o desta receita, ou as clássicas ameixas em calda.


2 comentários:

  1. calculando bem : você precisa almoçar em pelo menos duas horas kkk ; digamos que é melhor preparar este flan depois do café da manha o então deixà-lo para o lanche da tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Pensei em um almoço demorado mesmo, kkkk!

      Excluir