20 de março de 2012

Moussaka


Quando morei em Montpellier eu fui umas duas vezes num restaurante grego com meus amigos. Foi o único restaurante que cheguei a frequentar (se é que se pode dizer que ir duas vezes num lugar é "frequentar"...) nos dois anos e meio de vida em Montpellier. Orçamento de estudante não permite idas ao restaurante, mas nessas ocasiões fomos pra comemorar aniversários, e pra comemorar aniversário de amigo a gente quebra o cofrinho, não é mesmo?
Eu não lembro exatamente o que comi nas duas ocasiões, mas a minha memória não me faz esquecer do prazer em comer naquele lugar. Não sei o que comi, só sei que estava bom demais! O lugar também era um pouco mágico, no centro da cidade, numa daquelas ruelas escondidas de cidade antiga, e tinha uma ambientação bem aconchegante. Numa das duas ocasiões eu lembro de ter comido uma lasanha de berinjela chamada, em grego, de moussaka (em francês dá "mussacá", eheheheh). E mesmo sem ter a menor experiência com as panelas, eu e uma amiga tentamos replicar o prato em casa. Ficou, assim... interessante... mas nem chegou aos pés da original, imagine.... Depois que me familiarizei um pouco mais com assuntos culinários, tentei reproduzir a receita algumas vezes, sem chegar no sabor da moussaka que tinha comido lá no restaurante. 
E um dia... caí numa receita de moussaka autêntica e descobri que o tempero, óbvio, sutilmente era responsável pela originalidade do sabor. Não era só berinjela e carne moída. Era moussaka. 
Onde foi que eu achei a receita autêntica? Não vou dizer pra não parecer repetitiva...
Lembra daquele livro que minha tia me deu no Natal do ano passado?... ;)

Pra fazer a receita, os passos são parecidos com o preparo de uma lasanha convencional: faz-se a carne, o molho branco, e ao invés de preparar a massa de lasanha, prepara-se a berinjela. Não estranhe as fotos... Fiz uma metade com queijo ralado sim, mas foi só pra visita... ;)


Moussaka

Ingredientes:

Para a carne moída:

3 col. (sopa) de azeite de oliva
400g de carne moída
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
200g de polpa de tomate
1 folha de louro
1/2 col. (chá) de orégano
1 col. (café) de canela em pó 
sal a gosto 

Para o molho branco:
1 col. (sopa) de cebola picada
1 col. (sopa) de manteiga
3 col. (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de leite de soja não adoçado
Sal, pimenta do reino moída na hora e noz moscada raladinha na hora, tudo a gosto

Para as berinjelas:
3 berinjelas de tamanho médio
sal
azeite para fritar a berinjela

Farinha de linhaça ou de rosca para cobrir a lasanha

Como fazer:

Prepare a carne moída: refogue a cebola no azeite até amolecer. Adicione o alho e refogue um pouco mais. Acrescente a carne moída e refogue bem, até a carne ficar completamente cozida e a água do cozimento secar. Tempere com o louro, o orégano e a canela. Acrescente a polpa de tomate e deixe cozinhar por alguns minutos, até o molho secar um pouco. Coloque sal a gosto. Retire do fogo e reserve. 
Prepare o molho branco: Leve ao fogo a cebola e a manteiga. Quando a manteiga estiver completamente derretida e a cebola ligeiramente macia, polvilhe tudo com a farinha de trigo. Misture bem com uma colher de pau até a farinha ser toda incorporada na manteiga derretida. Você vai obter umas bolas de massa oleosa. Vá derramando o leite devagar, mexendo bem com um batedor de arame, até os grumos de farinha se dissolverem totalmente no leite (é interessante usar uma panelinha um pouco alta pra fazer o molho, assim você terá espaço pra mexer bem nesse momento). Quando o molho começar a engrossar desligue o fogo. Acrescente o sal, a pimenta e a noz moscada.
Prepare as berinjelas: corte as berinjelas no sentido do conprimento, em fatias de aproximadamente 1/2 cm de espessura. Salpique com sal e deixe que percam água em um escorredor  por alguns minutos. Unte uma frigideira grande anti-aderente com azeite e frite as fatias de berinjela até amolecerem um pouco.
Para montar a lasanha: unte uma travessa com um pouco de azeite e disponha uma camada de fatias de berinjela. Cubra com carne moída e depois com molho branco. Repita as camadas finalizando a montagem com uma camada de molho branco. Cubra a lasanha com farinha de rosca ou de linhaça e coloque em forno pré-aquecido a 180°C por meia hora ou até dourar.
Sirva com arroz branco ou macarrão com azeite e alho.

4 comentários:

  1. Ah Ah Marina ... figure -toi que la moussaka est un plat que je fais assez souvent puisque c'est une spécialité du Moyen-Orient ;-) Mais sans lasagnes ... Je laisse aussi les aubergines dégorger leur eau pendant une demi-heure et non pas seulement quelques minutes comme toi avant de les frire ;-)
    Aubergine ou berinjela est d'ailleurs un mot d'origine arabe ( donc le légume qu'il désigne aussi )...on l'appelle bâdhindjân

    tata Clo

    ResponderExcluir
  2. hou hou ! y'a quelqu'un ?

    cloclo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, chère Tata... plus le temps de grand chose... Mais je reviendrai bientôt. En ce moment je fais des tests avec une recette de tarte au citron... Bisou!

      Excluir
  3. Ah quand même ! ;-)La tarte au citron j'adore !

    ResponderExcluir