6 de março de 2013

Milanesas da minha sogra


Minha sogra passou uns dias aqui em casa e deixou lembranças maravilhosas. Além de me dar preciosos conselhos, deixou várias massas de pizza caseiras no meu congelador, e não foi embora sem me ensinar uma receita de milanesas que ela faz num piscar de olhos! Assim que tive um tempinho, coloquei em prática os ensinamentos (das milanesas, porque os conselhos pus em prática imediatamente!). Milanesas podem ser de carne ou frango, o princípio é o mesmo. Cortar a carne em bifes bem finos, envolver com uma mistura de ovos e temperos, cobrir com farinha de rosca, e pronto. Mas minha sogra tem um segredinho que vale ouro. Faz um monte de uma vez e coloca pra congelar. Na hora de consumir, basta tirar a quantidade necessária, deixar descongelar (cinco minutos!) e pôr pra assar numa travessa untada. Nada melhor pra salvar um almoço de sábado!

Milanesas de carne

Ingredientes:

Aproximadamente 500g de patinho ou coxão-mole (essa quantidade rende muito. Serve para fazer para consumo imediato e congelar outra parte)
2 ovos caipira
2 dentes de alho picados
Orégano, sal e pimenta do reino a gosto
Farinha de rosca quanto baste

Como fazer:

Fatie a carne em bifes finos e reserve. Numa tigela, bata o ovo, e misture o alho, e o restante dos temperos. Acomode as fatias de carne na mistura de ovos, tampe a travessa e deixe na geladeira por algumas horas. Retire as fatias de carne da mistura de ovos e passe-as na farinha de rosca, envolvendo-as bem. Disponha alguns bifes numa tábua de madeira e com o punho fechado, ou um batedor de carne, dê umas batidas nos bifes, nos dois lados. O objetivo disso é fazer a carne agregar bem a farinha de rosca e deixar as fatias mais fininhas. Você pode polvilhar mais farinha nos bifes depois das batidas, o importante é que eles fiquem bem envoltos com a farinha. Unte uma forma com óleo e disponha os bifes em cima. Asse em forno pré-aquecido a 200°C, por 15 minutos, vire os bifes e asse por mais 10 minutos. Se quiser congelar uma parte, disponha os bifes já prontos numa tábua (ou qualquer objeto plano relativamente largo, pode ser uma tampa de um grande pote de plástico ou uma forma de pizza), em uma camada, cubra com papel manteiga, disponha mais bifes e assim sucessivamente, até dispor todas as milanesas. Para consumir depois, retire a quantidade de bifes que for consumir, espere descongelar e asse como explicado anteriormente.
 

Um comentário:

  1. OI Marina, adorei as dicas gosto muito de bife a milanesa; Legal que você tenha uma boa relação com sua sogra, sinto um pouco de inveja de quem consegue esse nível de espaço com as sogras.Nunca tive com a minha, que sempre teve uma crítica a tudo relacionado a minha pessoa inclusive a neus filhos. Vixe virou um desabafo.kkk

    beijos!

    Aproveite o dia 8 tudo é motivo para comemorar.

    ResponderExcluir