19 de setembro de 2010

Crumble de frutas com vinho do Porto


Há alguns posts atrás mencionei a palavra crumble. Algumas pessoas me perguntaram o que era e eu respondi nos comentários, mas ainda não tinha postado nenhuma receita de crumble. Hoje a tarde choveu inesperadamente uma chuva grossa e fria, depois de uma manhã quente e abafada. A tarde combinava com um lanche aconchegante (já ouviram falar em "confort food"?). Como tinha acabado de comprar um vinho do Porto delicioso, achei interessante colocar as frutas pra marinar no vinho antes de colocá-las pra assar. Um crumble pode ter diversas variações. As frutas podem variar, a farofa pode conter castanhas, aveia, granola, dependendo do humor e do gosto de cada um. Basicamente eu uso maça, e para a farofa, só farinha de trigo, açúcar e manteiga. Hoje mudei tudo!

Não posso dizer que essa receita é um lanche para as crianças. Não tanto pelo vinho, porque o álcool se evapora no cozimento, mas sim pela quantidade de agrotóxicos que essas frutas podem conter em sua casca. Eu sei, eu sei... Então por que foi que eu escolhi justamente essas frutas pra fazer o prato? Nostalgia, pura nostalgia... Foi culpa da chuva!

Crumble de frutas com vinho do Porto

Ingredientes:

2 ameixas
1 pêssego
5 a 6 morangos
2 col. de sopa de vinho do Porto
2 cravos
1/3 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de aveia em flocos finos
1/3 de xícara de açúcar demerara
2 col. de sopa cheias de manteiga gelada

Como fiz:

Corte as frutas em pedaços. Disponha em uma travessa que vai ao forno e acrescente os cravos e o vinho do Porto. Reserve.



Prepare a farofa: misture a farinha de trigo, a aveia e o açúcar. Acrescente a manteiga em pedaços e misture tudo com as mãos até formar uma farofa grossa, assim:



Disponha a farofa por cima das frutas:


E asse em forno pré-aquecido a 180° C por 40 minutos ou até dourar:


Coma só um pouquinho, se conseguir...




2 comentários:

  1. Hummm...
    Acho que vamos dar um pulinho em
    João Pessoa para comes essas delícias heim...
    *Saudades!

    Priscilla e Juan

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, mesmo sem dotes culinários acredito que o clima(a chuva citada por você)termina por aflorar esse desejo de ir para cozinha e preparar alguma coisa. Claro que não rola uma produção como sua, mas acho que um dia chego lá.(kk)

    abração.
    Márcia

    ResponderExcluir