13 de março de 2013

Creme básico de soja e várias possibilidades


Eu tenho a mania de tentar adivinhar os ingredientes de algum prato que experimento e acho bom. Inspirada numa sobremesa de um restaurante natureba da cidade, tentei fazer um creme para servir de sobremesa num almoço que fiz para um amigo vegetariano. Depois que ficou pronto, e deu certo, percebi que esse mesmo creme pode servir de base para várias outras sobremesas mais elaboradas. O creme simples pode ser acrescido de suco de limão e raspas de casca de limão, e servido como mousse. A mesma mousse pode servir de recheio para tortinhas doces. A partir do creme básico, fiz alguns experimentos que deram certo e vou mostrar pra vocês aqui no blog posteriormente. Hoje vou mostrar a receita básica e as duas primeiras receitas que fiz com ela: mousse e tortinhas de limão. Para vocês verem que com poucos ingredientes dá pra fazer uma sobremesa rapidíssima e gostosa.

Creme básico de soja para sobremesas

Misture no liquidificador 1 caixa de creme de leite de soja, 1 colher de sopa de leite condensado de soja e suco de 1 limão. Reserve na geladeira.


Mousse de limão

Acrescente, à mistura anterior as raspas da casca de um limão. Coloque na geladeira por algumas horas antes de servir.


Tortinhas de limão

Para fazer a massa, triture um pacote de biscoitos maisena (atenção aos ingredientes do biscoito! A maioria das marcas usam leite em pó ou soro de leite em sua fórmula) e acrescente 1/2 xícara de granola também triturada. Incorpore 100g de manteiga, até formar uma farofa úmida. Forre o fundo e as laterais de forminhas de mini-tortas com a massa (rende aproximadamente 6 tortinhas), e asse em forno pré-aquecido a 200° C, por 30 minutos ou até dourar a massa. Retire do forno, espere esfriar e recheie com a mousse de limão, feita seguindo a receita acima. Deixe na geladeira por algumas horas e se quiser, decore as tortinhas com raspas de casca de limão antes de servir.

No próximo post vou mostrar outra receita com o creme básico de soja: tiramisoja!

Um comentário:

  1. Achei super fácil vou tentar fazer Marina.

    Vou ficar esperando o tiramisoja...kkk

    beijo

    ResponderExcluir