28 de junho de 2010

Muitas bananas e o que fazer com elas



Morar na capital e trabalhar no interior tem algumas vantagens. A melhor parte, pra mim, é o acesso a produtos agrícolas frescos e diretos do produtor. Há duas semana atrás ganhei 10 cocos secos, dois cachos de banana maçã, e mais quatro “filhotes” de bananeira! O que faria com tanto coco, banana e onde colocaria tanta bananeira? Bem, primeiro a gente aceita os presentes, depois a gente decide o que vai fazer com eles, certo? Eu simplesmente não consigo negar presentes como esses, e acabo, eu também, dando presentes pra várias pessoas!

Bem, não sei se vocês sabem, mas a banana também é mucogênica. Ou seja, produz tanto muco no corpo da gente quanto os produtos derivados do leite de vaca, e em conseqüência, dá aquela sinusite. Se você já tirou o leite da sua dieta e continua tendo sinusite inexplicavelmente, tente tirar a banana. Eu sei, é cruel. Quase tão ruim quanto tirar o leite, mas vale a pena fazer a experiência. A forma mais mortal de banana pra quem tem sinusite crônica é a banana passa. O que é compreensível, visto que a banana passa é, de certa forma, um concentrado de banana.
A boa notícia é que banana cozida ou assada não faz tão mal. Assim, bolo de banana é uma ótima opção pra quem não vive sem banana, mas prefere não sofrer.


A receita que sei fazer aprendi há sete anos atrás, com uma colega de trabalho. Hoje não trabalhamos mais juntas, mas sempre que faço, lembro dela. Claro que a essa altura do campeonato, já fiz minhas alterações na receita, mas a base continua a mesma.




Bolo de banana (da Gi)

Ingredientes:

6 bananas grandes cortadas em pedaços
3/4 xícara de óleo
3 ovos
1 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de rosca
1 xícara de farinha de aveia
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de café de canela
1/2 xícara de uvas passas
1/2 xícara de granola

Como fiz:

Misture as bananas com o óleo e os ovos no liquidificador. Acrescente o açúcar e torne a misturar. Reserve. Numa tigela grande, misture as farinhas com o fermento e a canela. Acrescente o creme de bananas e misture tudo muito bem. Incorpore na massa as passas e a granola. Coloque numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.

Hoje, o bolo de banana virou "bolo de aniversário", pra comemorar o primeiro dia de férias escolares. A decoração foi por conta das meninas.


A mamãe preferiu comer com chá, enquanto as meninas dormiam o sono da tarde...


Um comentário:

  1. Esse parece muito bom... não vou fazer... vou pedir socorro a Nalva, nossa organizadora doméstica a mais de uma década. Mas qual é a marca da granola, hein? Gosto da marca Tia Sônia, é bem mais saborosa que a Vitao.

    ResponderExcluir