17 de abril de 2011

Sopinha francesa pra espantar o frio


O tempo deu uma mudada radical nesses últimos dias, o sol e o calor implacáveis deram lugar à chuva e ao friozinho... Em dias assim acho que a melhor pedida para o jantar é uma sopinha quentinha e aconchegante, e ontem resolvi fazer minha sopa preferida: Vichyssoise. Essa sopa é de origem francesa, mas aprendi a fazer mesmo no site Panelinha. Apesar de ter falado antes que não gosto de copiar receitas dos sites dos outros, vou escrever à minha maneira, ok? ;)



Vichyssoise

Ingredientes:
4 batatas grandes
um talo de alho-poró
1 cebola pequena
2 col. (sopa) de manteiga (a versão do site também leva creme de leite, mas por motivos óbvios, passe adiante)
Caldo de legumes ou de frango caseiro (se não tiver caldo caseiro, use água mesmo)
Sal, pimenta do reino e noz moscada

Como fazer:

Fatie e lave em água corrente o alho-poró, descartando a ponta das folhas. Pique a cebola e corte as batatas em pedaços médios. Refogue a cebola e o alho-poró na manteiga até amolecer. Acrescente a batata e mexa bem. Adicione caldo de galinha ou legumes caseiro até cobrir as batatas, e deixe no fogo até ferver. Cozinhe até as batatas ficarem bem molinhas, quase se desfazendo, acrescentando água de vez em quando para não grudar no fundo.
Espere a sopa amornar um pouco e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo bem liso. Volte ao fogo só para esquentar, coloque sal, pimenta do reino moída na hora e noz moscada ralada na hora.




Você pode substituir a batata por inhame ou cará, fica ainda mais delicioso!

3 comentários:

  1. OI Marina,
    Faz um tempo que não passo por aqui é muuuita coisa para uma só cristã resolver(tempo de páscoa..); mas adorei a dica da sopa, aqui em casa a família não é muito fã só entra sopa de feijão que adoro também!! Queria poder variar um pouco acho que vou arriscar a Vichyssoise (chique o nome) quem sabe o povo não se rende.

    beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia! Há quanto tempo! Que bom que voltou a comentar, senti sua falta!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. La dernière photo me plaît beaucoup ;-)

    tata Clo

    ResponderExcluir