14 de maio de 2011

Bolo de maçã e limão siciliano


Ninguém sabe, mas eu tenho uma paixão velada por limão siciliano. Bem, agora alguém sabe... Nunca falei porque parece afetado, né? Paixão por limão siciliano... não pode ser por limão, ponto? Não, é por limão siciliano! Não queiram explicar as coisas do coração... Então, pra quebrar a greve de fome do meu querido blógui, resolvi fazer um bolo que leva raspinhas de limão siciliano e glacê de limão siciliano. Uma parte dessa receita eu peguei na internet há uns meses atrás, mas agora me é impossível lembrar a fonte. Na verdade, a receita original leva "limão ralado", coisa que não sei bem o que significa, então resolvi dar os meus toques, como acrescentar leite (de soja) na massa e colocar um glacê de limão por cima do bolo, antes de servir.


Bolo de maçã e limão siciliano

Ingredientes:

200g de manteiga
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de maisena
1/2 xícara de leite de soja
1 col. (sobremesa) de fermento químico
1 maçã ralada
raspas da casca de um limão siciliano

Como fiz:

Peneire e junte a farinha, a maisena e o fermento. Reserve. Bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar até formar um creme homogêneo. Acrescente os ovos, um por um, sem parar de bater. Adicione os ingredientes secos alternadamente com o leite, ainda sem parar de bater. Quando tudo estiver bem misturado e homogêneo, acrescente a maçã e as raspas de limão, misturando com um colher. Coloque a massa numa forma untada, e asse em forno pré-aquecido a 180°C, por 40 minutos.

Para fazer o glacê, basta misturar 1/4 de xícara de suco de limão siciliano (o mesmo do qual você tirou as raspinhas da casca) e 2/4 de açúcar com um batedor de arame. Quando o bolo estiver frio, derrame o glacê por cima do bolo e espere secar um pouquinho antes de servir.



O resultado? Bem... eu sou suspeita para falar, mas... ficou irresistível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário