24 de maio de 2011

Caldo de... bode?

Eu sei, parece título de post do blog da Neide Rigo, mas não é. A feirinha orgânica que frequento vende carne de bode. Uma vez, fiquei curiosa e resolvi comprar a bandeijinha. Bode? Gente, eu moro na Paraíba, lembram? E a moça me garantiu que era bode novinho, a carne era macia, etc. Bem, o bode ficou um tempão congelado no freezer pois teve quem dissesse aqui em casa que não comeria o bode nem a pau. Aproveitei um dia de obras aqui em casa e pedi pra minha empregada fazer o bode. Nesse dia teria mais comensais para o prato, e não correria o risco de ter que comer resto de bode por uma semana... Não vou colocar aqui a receita do bode, pois não fui eu que fiz. Mas saibam apenas que a carne foi lavada com suco de limão, e o guisado foi temperado com alecrim. Sem brincadeira... ficou com gosto de carneiro, e não de bode! O resultado ficou tão surprendente, que resovi usar os restos do guisado, com molho, ossos e um pouco de carne, pra fazer caldo caseiro. 
Numa panela grande, acrescentei aos restos do guisado de bode uma folha de louro, um dente de alho, dois talos de salsão, uma cebola espetada com alguns cravos, um talo de alho-poró (só a parte branca), uma cenoura, mais um pouquinho de alecrim, uma pitada de ervas finas e uns três litros de água. Deixei ferver por uma hora, mais ou menos. Coei a maior parte do caldo, coloquei em vidrinhos e congelei.


Uma parte do caldo deixei na panela, juntamente com o alho-poró, a cenoura e os pedacinhos de carne que ainda resistiam firmes e fortes. O resto descartei. Acrescentei mais água, um pouco de molho de tomate e sal. Deixei ferver um pouco. A parte, preparei cuscus marroquino. Na hora do jantar, juntei a sopa com o cuscus, um restinho e feijão fradinho do almoço e jantamos uma sopa perfeita pra espantar os resfriados de inverno.

3 comentários:

  1. Marina, le grain de la semoule que tu utilises me semble bien gros ... est-ce vraiment de la semoule de couscous traditionnel ? et Viande de bode ? quésaco ? de la viande de baudet ? ;-)))

    tata clo

    ResponderExcluir
  2. C´est le mari de la chèvre, ;) Ça ce dit "bouc"?

    ResponderExcluir
  3. Oui c'est bien le bouc ... Cependant toutes les chèvres ne sont pas mariées ... j'en connais qui vivent, très heureuses, en union libre et même d'autres qui restent toute leur vie célibataires ;-)))

    ResponderExcluir