16 de julho de 2011

Trufas de chocolate para uma bailarina




Eu já contei pra vocês que antes de vir morar em João Pessoa eu organizei uma festa de aniversário/brunch pra comemorar o aniversário de 4 anos de minha filha mais velha e marcar a saída de Brasília, lembram? Nessa festa eu fiz a maioria das comidas e dentre elas umas trufas de chocolate deliciosas. Eu refiz as trufas esses dias aqui em casa, apesar do certo trabalho que dá enrolar todas elas, só pra colocar a receita aqui no blog. Como está chovendo demais, não consegui tirar uma foto decente sequer. As fotos dessa postagem são do aniversário, que aconteceu há dois anos atrás. Foi uma festa linda, completamente cor-de-rosa. Ainda não adivinhou o tema da festa? Vai mais uma dica...


Trufas de chocolate

Ingredientes:

360 g de chocolate meio amargo
3/4 de xícara de creme de leite de soja
Cacau em pó para cobrir as trufas
Manteiga para untar as mãos

Como fazer:

Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente o creme de leite e incorpore bem os dois ingredientes, até obter uma mistura lisa e homogênea. Coloque na geladeira até o chocolate endurecer. Unte as palmas das mãos com manteiga e faça bolas do tamanho de brigadeiros. Enrole as trufas no cacau em pó. Se estiver fazendo calor, talvez você precise recolocar o chocolate na geladeira antes de terminar de enrolar todas as trufas. Você pode também enrolar as trufas em coco ralado ou açúcar demerara.

A pequena queria comer todas as trufas...

E ainda roubou o tutu da bailarina...

8 comentários:

  1. je ne ferai pas de commentaires ( même si l'envie me brûle ) ... je boude ... ( ;-) )

    clo

    ResponderExcluir
  2. Tu boudes a cause du pain?? Allons... Ça vient la recette pour Tata...

    ResponderExcluir
  3. Si l'on peut dire ;-) ... même pas une miette de réponse à mon commentaire ;-)

    ResponderExcluir
  4. Marina, você não vai acreditar mas de cara achei essa receita de trufa fácil, então estou desconfiada de meu entendimento culinário... por isso esclarece aí:
    chocolate meio amargo escolha pessoal ou funciona melhor?
    creme de leite pode ser o "normal"?
    essas trufas vendidas por aí com recheio não seriam mais trabalhosas que estas?
    o nó do trabalho é enrolar porque....
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Claudine, ça va pas, non? Quel a été le commentaire que je n´ai pas répondu?? Grosses bises à toi!

    ResponderExcluir
  6. Márcia, a receita original dessas trufas levava leite condensado ao invés de creme de leite. Portanto, talvez dê certo com creme de leite normal também. Prefiro o chocolate meio amargo de qualquer forma, mas no meu caso, usei o meio amargo pois é o único que não teria leite, entendeu? Se você usar leite condensado ao invés de creme de leite de soja, acho que seria melhor usar chocolate meio amargo mesmo, porque senão fica muito doce, certo? A receita é realmente muito simples, eu só acho chato ter que enrolar, kkkkk! Com duas filhas urubuzando meu trabalho então... Beijo!

    ResponderExcluir
  7. ben ... les deux sur la recette précédente ! ;-) ah mais je crois comprendre maintenant ... tu n'as pas répondu parce que ce ne sont ps des commentaires à proprement parler mais plutôt des remarques !! ;-)

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia, Marina. Eu gosto de trufas porque não é o tipo de doce que se coma demais e sempre pensei em fazê-las, aparentemente sempre me pareceram simples, mas aquele simples sofisticado, sabe, dos detalhes. Bom, vou tentar qualquer dia desses. Aberta a temporada de morangos em abundância, Pedro já me pediu pra repetir as tortinhas, que só fiz no ano passado. Como é bom a memória gustativa, né? Saudades, visse? A vida aqui tá corrida demais pra meu gosto.

    ResponderExcluir