1 de agosto de 2011

Ricota de leite de cabra


Andei sumida, eu sei... Dessa vez viajei e não falei nada pra ninguém, mas é que foi uma viagem combinada, marcada e comprada de ultíssima hora. Fui passar uma semana de férias em Florianópolis, sozinha. Como assim? Fiquei na casa de uma amiga, que me disse que só uma aquariana teria coragem de passar férias sozinha, sem os filhos, sem ninguém. Será? Pena para as mães de outros signos, então!
Mas de qualquer forma, como disse, fiquei na casa de uma amiga, então não posso dizer que fiquei completamente sozinha, certo?
O que fiz em uma semana? Tomei café do Kênia, comi pão e cookies caseiros, andei por dunas e morros, comi tainha e barrigudo, conheci uma padaria que tem uma mesa só, comunitária, gravei milhares de músicas da Madonna (minha amiga tem TODOS os CDs dela), comprei açúcar baunilhado, pasta de curry e aveia em grãos, conversei na frente da lareira, tirei foto de dois gatos lindos, e descobri que a ilha é isso tudo que todos falam: é liiiiiiinda, e as pessoas são educadas e simpáticas (e lindas!). E saí de lá querendo me mudar pra lá, como todo mundo! Ok, me mudar eu não garanto, mas voltar, vou voltar com certeza. O tempo nem sempre ficou bom para fotos mas está tudo gravado na minha memória...

De volta à vida real (renovada, energizada e com o tanque da paciência cheinho), resolvi por em prática uma tentativa de fazer queijo de cabra caseiro. Não vá pensando que consegui fazer aquele queijo durinho, mas uma bela ricota sim. Deu super certo, e foi bem fácil de fazer.

Ricota de leite de cabra
Ingredientes:
1 litro de leite de cabra (use o leite que é vendido em garrafas de tetrapack)
50 ml de vinagre (de maçã ou de vinho branco)
Sal
Como fazer:
Coloque o leite para ferver. Após a fervura, desligue o fogo e aguarde alguns minutos. Despeje o vinagre no leite, mexa um pouco e deixe o leite talhar por mais ou menos meia hora, sem mexer. Disponha uma peneira por cima de um recipiente relativamente fundo, como uma saladeira, e por cima da peneira disponha um paninho de algodão limpo (pode ser um simples pano de prato). Vá retirando o leite talhado com uma grande escumadeira e coloque por cima da peneira. Descarte o soro do leite que sobrar na panela. Deixe o queijo escorrer um pouco, até esfriar completamente. Tire o queijo da peneira e coloque-o num recipiente. Salgue a gosto, tampe bem o recipiente e conserve em geladeira. Você pode temperar com algumas ervas secas.
Se posso comer queijo de cabra com minha alergia a leite? Até posso, com bastante moderação. Experimente!

6 comentários:

  1. c'est effectivement très agréable d'être seule de temps en temps et c'est aussi agréable d'être entourée la plupart du temps ;-))

    beijos

    tata clo

    ResponderExcluir
  2. Cloclo! Tu es ma "seguidora"!!! Merci, je t´adore! Ce voyage a été mes premières vraies vacances (est-ce correct?) depuis que ma fille ainée est née... Pour te dire que j´en avais besoin... Gros bisou!

    ResponderExcluir
  3. Cela me fait penser qu'il serait temps que j'en prenne ... au bout de ... 24 ans ! ;-))) ( j'ai bien pris une semaine par çi et une semaine par là mais c'était à chaque fois pour des raisons peu réjouissantes ...)

    seguidora ;-)

    bisous à tout le monde !

    ResponderExcluir
  4. Marina que coisa engraçada mesmo lugar momentos diferentes. Explico: fui a Florianópolis a uns três anos atrás com meus filhos foi um congresso de geografia e uma desculpa para conhecer o Sul .. não gostamos muito frio e expectativa alta, pouquíssimo lazer. Não fomos as praias por isso que suas fotos meio que tiraram a má impressão/frustração que ficamos.
    beijo.

    Ps: também não gostamos da comida e eu do café do hotel.(KK)

    ResponderExcluir
  5. Ô Márcia, pois justamente estou louca pra levar minhas filhas ano que vem, no finalzinho do verão. Achei que tinha muita opção de passeios a pé para fazer... Masa cho que o momento de nossa vida em que passamos pelas diversas experiências define como recebemos e processamos as coisas.
    Pra mim, essa foi uma de minhas melhores viagens, pois além de ter gostado do lugar, fui extremamente bem acolhida!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marina! Da próxima vez que tentar fazer queijo de cabra vou usar a sua receita de ricotinha ;) Bêjo, Simone*Ü*

      Excluir