Descobri um leite de cabra orgânico congelado pra vender em pacotinhos de meio litro naquela padaria legal que tem em Tambaú (vocês de João Pessoa sabem qual é, né???) e resolvi experimentar fazer queijo com ele. Fiz daquele jeitinho que fiz da outra vez com leite de caixa, mas ficou mais consistente, e delicioso (aliás, vou tentar fazer iogurte com ele e se der certo coloco aqui, ok?). Daí pra fazer a terrine é super fácil.
Bata no liquidificador o queijo que fizer a partir de um litro de leite e uma xícara de água morninha. Prepare um pacotinho de gelatina sem sabor conforme as instruções do pacote e acrescente três colheres da gelatina pronta no creme de queijo, batendo tudo no liquidificador de novo. Se você fizer o queijo com o leite de caixa, use menos água, pois o queijo obtido é mais molinho. Disponha o creme numa travessinha retangular, cubra com filme plástico e coloque na geladeira pra esfriar e endurecer. Pra ser terrine mesmo, entre duas camadas de creme disponha um recheio a seu gosto: tomate seco, azeitonas, figos frescos, ou o que achar interessante. Eu coloquei aspargos e tomates cereja grelhados. Depois que endurecer, desenforme e sirva com torradas e/ou pãezinhos.
E não esqueça, por conter gelatina, a receita não se sustenta em local muito quente!
PS.: Já perceberam como eu costumo dedicar as receitas a amigos? Cozinhar pra
mim é amor puro, e é comum lembrar de alguém enquanto estudo e preparo
uma receita. Pois bem, como essa receita é bem francesinha, não pude
deixar de lembrar daquela minha amiga fina, que morou um tempão na França e é mais francesa que eu! Pra você, amiga, feliz aniversário de novo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário