27 de julho de 2012

Cassoulet da Índia e do mar


Contava passar meus parcos dias de férias cozinhando, mas dentre tantas coisas pra fazer (levante a mão quem também resolve por a vida em ordem nas férias!) só me restou o final de semana passado pra matar minha saudade das panelas.
Esse prato me chamou a atenção quando li a receita pois me pareceu uma mistura de França com Índia, misturando cassoulet com curry. E os frutos do mar me lembraram (lembram sempre...) a Espanha... Enfim, eu não tenho o MENOR problema com multiculturalidade e resolvi tentar. O resultado ficou excelente!


Cassoulet de frutos do mar ao curry

Ingredientes:

Para cozinhar o feijão:
1 pacote de feijão branco
1 folha de louro
1 cebola cortada no meio
1 dentes de alho cortado no meio
Sal a gosto
4 tomates sem pele picados

Para os frutos do mar:
500g de anéis de lula
400g de camarões descascados
2 col. (sopa) de manteiga
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Para o molho:
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 col. (sopa) de manteiga
1 col. (sopa) de curry
1 col. (sopa) de tomilho
80 ml de vinho branco (aproximadamente 3/4 de xícara)
Sal a gosto

Como fazer:

Cozinhe o feijão em bastante água, junto com a cebola, o louro, o alho e o sal, até ficar macio porém firme (não deixe cozinhar demais). Escorra e reserve.
Faça o molho: refogue a cebola na manteiga até amolecer. Acrescente o alho, o curry e o tomilho, e misture bem. Adicione o vinho branco e deixe fervendo em fogo bem baixo, até reduzir pela metade. Desligue o fogo, adicione sal a gosto e reserve.
Tempere os frutos do mar com sal e pimenta a gosto. Refogue os camarões e os anéis de lula na manteiga com um pouco de azeite. Quando os frutos do mar estiverem cozidos, sem desligar o fogo acrescente o feijão cozido e o tomate picado. Misture bem, e deixe cozinhar alguns minutinhos, só pra esquentar bem o feijão (que ficou reservado enquanto você fazia as outras partes do prato). Por fim, adicione o molho de curry à panela e misture tudo muito bem. Sirva com arroz branco.

PS.: A receita acima foi raptada (e um pouquinho adaptada) da revista Casa e Comida de junho/julho.



Um comentário: