10 de setembro de 2012

Torta de queijo de cabra


Ai que saudade!!! Não ando com preguiça, não, é trabalho demais mesmo. Mas tudo tem limites... Não dá pra ficar tanto tempo longe da cozinha e sofrer tanto assim, não é?
Bem, na verdade não voltei pra cozinha não, mas desengavetei uma receita que fiz há alguns dias atrás, mais especificamente no último dia dos pais (ops... já vai fazer um mês, ne realidade...).
Ainda na euforia de ter achado leite de cabra fresco, aí vai mais uma opção do que fazer com o queijo feito a partir dele, que já mostrei aqui como fazer.


 

Torta de queijo de cabra

Ingredientes da massa:

2 xicara de farinha de trigo
120 g de manteiga gelada cortada em pedaços
3 col. (s) água
sal a gosto

Ingredientes do recheio:

2 ovos
3/4 de xícara de leite soja
1/4 de xícara de creme de leite de soja
Queijo de cabra feito a partir de um litro de leite
Um maço de aspargos verdes frescos
Sal e azeite a gosto

Como fazer:

Primeiro faça a massa: misture a farinha e o sal com a manteiga até obter uma farofa oleosa. Acrescente a água e misture até obter uma bola de massa homogênea. Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara o recheio: Limpe os aspargos e coloque-os numa assadeira untada com azeite. Salgue e acrescente mais azeite. Coloque-os para assar no forno até ficarem levemente murchos. Se seu forno tiver gril, prefira grelha-los até ficarem dourados. Reserve.
Tire a massa da geladeira. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 180°C. Espalhe a massa numa forma de torta e leve ao forno sem recheio por 10 minutos. Retire a massa do forno, sem desligar o forno, e disponha o recheio em cima. Reserve.
Bata os ovos, o leite e o creme de leite de soja no liquidificador. Coloque a mistura por cima dos aspargos. Esfarele o queijo de cabra com os dedos e disponha sobre a torta. Volte a torta ao forno para assar por mais 45 minutos, ou até o recheio ficar firme e dourado.

PS.: A receita é meio verde e amarela, captaram? Pra comemorar 7 de setembro, viu? Tá bom, é bem mais amarela que verde... Mas fica a intenção, certo?

Um comentário:

  1. Queijo de cabra feito a partir de um litro de leite ? Mais où c'est écrit sur l'emballage ? En gramme, ça fait combien, à peu près ??
    Merci ;-)

    ResponderExcluir