10 de fevereiro de 2011

Patinho orgânico recheado


Uma vez jantei na casa de uma tia natureba e o prato principal era carne assada com batatas, servido com molho de abacaxi (é natureba mas é chique, tá?). Quando soube do menu perguntei: "Tia, você, comendo carne?". E ela respondeu: "De vez em quando como sim, e essa é orgânica... menos mal!".
Peraí! Carne orgânica? Em JOÃO PESSOA??? Ela me explicou que naquele supermercado caríssimo que tem na Av. Epitácio Pessoa (essa é para quem mora aqui em JPA) a gente encontra patinho orgânico, sim. O prato estava uma delícia, então resolvi conferir que carne era aquela.
Bem, o fato é que a tal carne existe mesmo, e o preço é equivalente ao preço de uma carne não-orgânica.
Algumas pessoas acham que é contraditório comer carne e comer orgânico (não estou falando da palavra "orgânico" na sua definição legal, mas sim no seu sentido filosófico). Depois de muito refletir a respeito, acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Comida orgânica é aquela que, em seu processo produtivo, deveria respeitar todos os processos naturais de ciclagem de nutrientes, e energia, e relações ecológicas entre espécies. Incluindo aí a relação do homem com as espécies que o alimentam. O gado de corte pode ser produzido de forma socialmente justa e ambientalmente correta. Pode também ser criado de forma a respeitar as necessidade do animal e terminar com um abate humanizado. O que mais um boi quer além de pastar livremente capim fresquinho pela vida toda? E do que mais o capim precisa além de ser comido (e ter suas sementes propagadas) por ruminantes? Isso não é respeitar as leis da natureza?
O livro "O Dilema do Onívoro", do Michael Pollan, mostra claramente que para ser ético e ecologicamente correto na hora de comer, devemos pensar muito mais na forma como nossos alimentos são produzidos do que no reino da espécie que colocamos no prato (reino animal X reino vegetal). Eu concordo com isso. Acho que devemos comer com bom senso.
Desculpem a viagem, mas ainda estou sob os efeitos da leitura do "Dilema" (já terminei de ler o livro faz dois meses e ainda penso muito no que li). Recomendo pra todos que se importam com o que botam no prato.
Então! Voltando ao nosso patinho, a primeira vez que o preparei resolvi adaptar uma receita daquela revistinha Claudia Comida e Bebida de patinho recheado. Digo adaptar, e não fazer, porque a receita original levava ricota no recheio. Vejam como ficou a receita do meu recheio:

Recheio para carne recheada

Ingredientes:

6 fatias de pão de forma sem casca
Leite de soja não adoçado
1 col. (sopa) de mostarda
1 ou 2 talos de salsão picado
1 cenoura pequena ralada
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Como fiz:

Rasgue as fatias de pão em pedaços pequenos. Acrescente leite de soja suficiente para formar uma massa úmida, mas não tão molhada. Adicione a mostarda, o salsão picado, a cenoura ralada e misture bem. Coloque sal e pimenta a gosto.


Para fazer o patinho recheado, siga as fotos: com o recheio pronto, corte a peça de patinho orgânico em bifes (o tamanho não importa, na receita original pede-se para cortar uma peça de 1 quilo num bife só, recheia-se, e enrola-se a peça num pedaço único. Eu prefiro fazer pequenos enroladinhos, como na foto). Disponha o recheio dentro das fatias de bife e enrole-as com cuidado. Prenda o enrolado com palitos ou com barbantes, como na foto.
Doure os bifes enrolados na manteiga numa panela funda. Quando estiverem bem dourados, cubra-os com molho de tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo até a carne ficar bem macia. Tome cuidado para o molho não grudar no fundo da panela. Se o molho secar demais, acrescente um pouco de água, ou mais molho. Quando estiver cozido, coloque sal a gosto. O recheio acaba "escapulindo" um pouco da carne enrolada e engrossa o caldo. Delícia!

4 comentários:

  1. Cheguei no último. Bom aqui comentário é super sério gostei mesmo de suas considerações ponderadas sobre alimentos. Radicalismos terminam por nos afastar de um comportamento mais saudável. Nunca comi pato fiquei curiosa quanto ao sabor antigamente me diziam que a carne ficava dura, a sua parece que ficou legal.
    Para finalizar que foto é essa?? Ficou ótima..
    abraço forte.

    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Marcia, querida, estava achando que você tinha me abandonado! Amiga, é carne de boi mesmo, patinho é o nome de uma peça.
    Beijos! Obrigada por aparecer sempre!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk, minha nossa Marina você deve tá achando que sou uma desvairada na cozinha, conheço o tal patinho. Em minha defesa quero dizer que a foto me levou a pensar em algo bem bucólico cheio de patinhos em uma lagoa prontos par ir para panela....
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Mas amiga, são vaquinhas pastando... kkkkk! Ah! Esqueci de te responder: a foto foi tirada numa fazenda, em Solânea, interior da Paraíba. Uma bela experiência para minhas filhinhas!

    ResponderExcluir