23 de janeiro de 2012

Praia, chuva e goiabada


Fui passar o fim de semana na praia, na casa de uma amiga mineira que mora em João Pessoa há alguns anos. A casa dela é daquelas que quando se entra dá vontade de se esparramar no sofá. As bandejas tem paninhos de renda, a louça fica numa cristaleira antiga. Tem sempre um chazinho pronto, ou por fazer... Enfim, uma típica casa mineira, sendo na praia. Tinha levado os ingredientes pra fazer uma torta de goiabada que vi no livro "Dona Benta", joia da culinária brasileira que ganhei de presente de Natal de uma tia querida. Falando nisso, todo dia dou uma folheadinha nesse livro... Comecei a identificar as receitas que se ensinam entre mulheres de diferentes gerações, as receitas que minha vó fazia nos almoços do dia a dia, enfim, receitas que passam de boca em boca aqui no Brasil, sem saber de onde vem e quem inventou... Mas, bom, isso é outra estória.
Se eu sou viciada em panelas e assadeiras a ponto de levar ingredientes pra cozinhar mesmo durante um final de semana em que não vou ficar na minha casa? NÃO! Imagine! Acho que foi pela chuva anunciada, e por ter adivinhado que passaríamos o domingo dentro de casa, olhando o céu... Que bom então que era numa casa de alma mineira, daquelas em que dá vontade de passar o dia esparramado no sofá... ops... acho que já falei algo parecido antes...
 


Torta de goiabada

Ingredientes da massa:

1 xícara de maisena
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de óleo
1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
1 col. (chá) de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de açúcar
suco e raspas de meio limão
1 col. (chá) de canela em pó
2 ovos inteiros

Ingredientes do recheio:
1/2 quilo de goiabada 
Suco de duas laranjas
Como fazer:

Misture os ingredientes secos numa travessa. Acrescente o óleo, os ovos, as raspas e o suco do limão e misture tudo com um garfo ou com as mãos, até formar uma farofa úmida. Reserve.
Corte a goiabada em pedaços pequenos e coloque numa panelinha com um pouco de água para não grudar no fundo. Esquente um pouco até a goiabada amolecer. Bata no liquidificador a goiabada amolecida com o suco das laranjas, até obter um creme homogêneo.
Para montar a torta, unte uma forma de fundo removível com óleo, disponha a metade da massa. Por cima, coloque o creme de goiabada e cubra com a outra metade da massa. Asse em forno pré-aquecido a 180°C, por 40 minutos, ou até dourar. Sirva morno ou frio. Com café, num dia de chuva, fica simplesmente perfeito!


4 comentários:

  1. Parece mesmo deliciosa, mas gostei muito da produção na apresentação ficou lindo o detalhe das flores.

    abração

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina.. Primeiramente Parabéns pelo site. É barbaro...
    Recentemente descobri que tenho alergia a proteína do leite e segundo meu médico devo ficar sem esse produto e seus derivados por 6 meses. Vi que vc coloca nas suas receitas margarina ou manteiga, esse produtos tem leite em sua composição, pode ser consumido por nós que somos alergicas a leite de vaca?
    Abraços
    Kelly

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly! Obrigada pelo elogio! Eu coloco muito amor no blog, então é muito bom perceber que outras pessoas gostam do que coloco por aqui. Bem, em relação a sua alergia, se você já tem um diagnóstico médico, porque só restringir a ingestão de laticínio por seis meses? No sexto mês você já vai estar acostumada à restrição, e ficará bem mais fácil prosseguir com essa mudança na sua alimentação. Se eu fosse você, eu consideraria a possibilidade de retirar definitivamente os derivados de leite de vaca, em nome de uma melhor qualidade de vida (e de sua saúde!).
    Bem respondendo a pergunta sobre utilização de manteiga, primeiro esclareço que não uso margarina em receita alguma, porque simplesmente não gosto desse produto. A manteiga não me faz mal, porque consiste basicamente nos lipídios do leite. MAS... você deve fazer a experiência em você. Sugiro que nos primeiros meses de restrição aos laticínios você também não ingira manteiga (porque deve conter traços de proteína de leite, com certeza) e vá acrescentando a sua dieta, sempre observando os efeitos em você. Outra sugestão é substituir a manteiga por uma marca específica de margarina que não contem lactose, nem proteina do leite. Não sei qual é a marca especificamente, mas é só dar uma lida nos rótulos até encontrar a que não tem derivados de leite. Outra dica e tentar usar ghee (tem a receita aqui no blog), que é uma manteiga purificada de resíduos (lactose, proteínas, etc).
    A título de curiosidade, quais os sintomas de sua alergia?
    Abraço Kelly, seja bem-vinda na minha cozinha!

    ResponderExcluir