27 de maio de 2012

Carne assada com macarrão


Esse final de semana fiz almoço de novo. Há uns dois meses atrás comprei uma maminha orgânica e deixei no congelador esperando uma ocasião especial. Enquanto a ocasião não aparecia, ficava imaginando como fazer a carne, se assada no forno ou em churrasqueira. Quando resolvi que seria no forno, fiquei pensando no acompanhamento. Sei que carne assada combina com batatas, mas eu resolvi fazer diferente. Então, fiz macarrão com molho de tomate simples pra acompanhar.
A carne teve inspiração numa receita de picanha assada encontrada no livro Dona Benta (sempre...). Dá pra confiar, se sua peça de carne for de boa qualidade, vai ficar bem douradinha, assada e macia. E o macarrão não tem mistério. Pra completar, servi brócolis cozido no vapor e salada de tomate cereja e croutons.
Nem sentimos falta da sobremesa!


Maminha assada

Ingredientes: 

Uma peça de maminha de aproximadamente 800g
4 col. (sopa) de azeite
2 col. (sopa) de vinho branco seco
1 col. (sopa) de alecrim
3 dentes de alho picados
Pimenta do reino e sal a gosto

Como fazer: 

Numa tigelinha misture o vinho, o alecrim, o alho e a pimenta do reino, e reserve. Coloque a carne na travessa que irá ao forno. Disponha o azeite por cima da carne e depois a mistura de vinho e alecrim. Deixe marinando por uma hora. Pré-aqueça o forno a 220° C, e salgue a carne. Asse no forno quente, por 15 minutos. Abaixe a temperatura do forno a 190° C, e asse por mais meia hora. Vire a carne e deixe assando por mais meia hora. Desligue o forno e sirva imediatamente. Corte fatias finas e sirva-as regadas com o molho do cozimento.

Macarrão de espinafre com molho de tomate

Ingredientes: 
400g de talharim de espinafre
2 latas de tomate pelado 
Uma cebola grande picada
4 dentes de alho picados
Uma folhinha de louro
Azeite, sal, pimenta do reino e tomilho a gosto

Como fazer:

Faça o molho de tomate primeiro: bata no liquidificador os tomates pelados e reserve. Numa panela refogue a cebola em bastante azeite. Quando ela estiver amolecida, acrescente o alho e deixe por mais alguns minutinhos. Coloque o tomate batido, misture bem e deixe ferver até engrossar um pouquinho. Desligue o fogo, acrescente sal, pimenta do reino, tomilho e a folha de louro. Tampe e reserve.
Cozinhe o macarrão como indicado na embalagem. Depois de escorrido, disponha numa travessa e cubra com o molho de tomate.


PS: Enquanto termino essa postagem, lembro de um amigo gaúcho para quem prometi uma postagem de massa, ou de carne. Leo, uma postagem de massa E carne! Saudades de ti, tchê!

22 de maio de 2012

Almoço para meu pai, e minha mãe...


Sabem que o último post foi nosso 100° post do blog? Até chegar nesse número fiquei fazendo a contagem regressiva, "quando chegar no 100° vou colocar uma postagem comemorativa"... E na hora H, esqueci! ;)
Outro fato histórico é que passei das 30.000 visualizações. Número legal, né? Não tenho o menor tino promocional, podem dizer... Bem, mas vamos ao que interessa!

Esse final de semana fiz um almoço especial com direito a tudo: entrada, prato e sobremesa. Tudo super rápido, incluindo uma saidinha emergencial ao supermercado no meio do processo. Pensei em fazer frango assado acompanhado de risoto de shiitaki, e de sobremesa uma mousse de chocolate. Fui comprar o arroz de risoto e o creme de leite de soja (para a mousse). Cheguei no mercado, e não tinha nem um nem outro... 11h00 já. E agora? O jeito foi improvisar.
A receita de frango assado peguei da Rita Lobo, que sempre tem ideias maravilhosas que salvam qualquer prato. Está aqui, não preciso reescrevê-la. Só vou dizer que o lance de colocar o frango dentro de um soro antes de colocá-lo pra assar é simplesmente incrível. Nunca fiz um frango assado tão suculento, douradinho e saboroso.
Pra acompanhar, arroz Jasmine, puro e simplesmente, feito como indicado na embalagem, e cogumelos shiitaki refogadinhos na manteiga com shoyu. A saladinha da entrada foi rúcula com lascas de queijo de cabra e molho de mostarda (azeite, vinagre, mostarda e sal).
De sobremesa? Como não tive como fazer a mousse, fiz um creme de chocolate com morangos marinados no Cointreau. Ufa... Foi tudo tão simples que nem preciso colocar receitas, não é? Ok, vou colocar da sobremesa!
Mas antes, deixa eu explicar o título da postagem. O convidado pra esse almoço foi meu pai. Mas enquanto preparava, pensei que se minha mãe estivesse aqui, certamente teria feito tudo isso no dia das mães, que na França é no último domingo de maio, e convidado ela pra almoçar comigo. Papai adorou o almoço... Será que minha mãe também teria gostado? Só resta uma forma de saber... Fazer o mesmo almoço quando ela vier me visitar! Combinado, mamãe?


Creme de chocolate com morangos

Limpe e corte em fatias finas uma bandejinha de morangos. Disponha as fatias num prato fundo e salpique açúcar por cima. Adicione uma colher de sopa de Cointreau e deixe na geladeira, marinando. 
Derreta uma barra (180g) de chocolate meio amargo em banho maria. Retire do fogo e acrescente uma xícara de leite de coco. Misture até obter um creme homogêneo. Reparta o creme de chocolate em potinhos individuais e coloque na geladeira. Na hora de servir, disponha fatias de morango em cada potinho, por cima do creme de chocolate. 
Essa sobremesa dá pra fazer pouco tempo antes de servir, o tempo do chocolate esfriar na geladeira. Se você for serví-la no dia seguinte, ou mais de quatro horas depois de fazê-la, acrescente uma xícara e meia de leite de coco ao chocolate, ao invés de uma xícara, para que o creme fique mais macio depois de gelar.