25 de outubro de 2010

O que fazer na cozinha com um marido chileno? Comida chilena, ora!

Outro dia meu marido me perguntou se eu poderia internacionalizar o blog. Fiquei na dúvida sobre o que ele queria dizer com isso, mas ele foi logo explicando: "dá pra colocar receitas internacionais?". Ah, entendi... Amor, contanto que não tenha leite, tá valendo! Mas que receitas? Uma receita chilena, claro! Ninguém deve saber mas meu marido é chileno. Já comi coisas ótimas na casa de minha sogra como empanadas e pastel de choclo, mas aqui em casa, apesar da afinidade com as panelas, nunca tinha arriscado fazer nada que viesse do lado de lá. Pra não ficar só no pitaco, ele me mandou umas receitas que achou na internet e uma me interessou particularmente, pela praticidade e facilidade de preparo. O nome é pantruca. A pronúncia valeria um post à parte mas apenas saiba que se pronuncia quase como se lê, só não é "pantruca", nem "pantchuca", nem "pantchruca", enfim, vai tentando (uma dica, o som do "tr" parece com o "tr" de "true" - em inglês). Eu ainda não consegui. Ainda bem que fazer é muito mais fácil do que falar!

Pantrucas são pedaços de massa de farinha de trigo que são cozinhados em caldo de carne ou frango. Na verdade o todo dá uma sopa deliciosa, mas pantrucas são só os pedacinhos de massa. Não preciso nem dizer que quanto mais gostoso for seu caldo, mais gostoso fica a sopa, portanto capriche no caldo.

Estava com a vontade de provar as tais pantrucas desde que li a receita, mas ontem foi o dia ideal pra fazê-las. Meu marido e eu aproveitamos o passeio das meninas com o avô no final da tarde pra colocarmos nossas 4 mãos à massa, literalmente! Para o caldo, lembra daquele cordeiro que fiz recentemente? Usei dois pedaços que sobraram e foram congelados com um monte de caldo do cozimento. Acrescentei três xícaras de água, uma cenoura, meu pimentão amarelo, meia lata de milho verde escorrido e um alho-poró fatiado. Deixei ferver bastante, até o caldo engrossar um pouco. Mas você não precisa fazer um caldo elaborado. Na verdade você pode usar caldo pronto, fazer um caldinho de carne ralinho mesmo, ou até um caldo de legumes. Pode usar um restinho de carne do almoço e botar pra cozinhar mais em água com alguns legumes e temperos. O importante é deixar o caldo ralo o suficiente para cozinhar as pantrucas depois! Para as pantrucas, veja como é fácil:

Pantrucas

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo branca
duas pitadas de sal
3/4 de xícara de água

Como fiz:

Misture a farinha com o sal. Vá acrescentando a água aos poucos e formando uma massa homogênea até ela se desprender das mãos com facilidade. Faça uma bola com a massa e reserve.

Numa superfície lisa e enfarinhada estenda a massa com um rolo até obter uma massa com menos de 5mm de espessura.


Corte a massa em pedaços irregulares, ou rasgue pedaços de massa com as mãos. Reserve.


Quando o caldo estiver pronto, vá colocando os pedaços de massa dentro da panela delicadamente e mexa um pouco. Deixe cozinhar uns 5 minutinhos ou até a massa cozinhar.


Bom demais, pelos seguintes motivos: é gostoso mesmo, é barato, é fácil, é rápido, é saudável (só se usar caldo caseiro!), é divertido de fazer (uma hora você mexe a panela, outra hora você é quem fotografa...), é ecologicamente correto pois aproveita restos (desculpe a franqueza), etc.


Na hora de servir salpiquei com couve picadinha da colheita de ontem.

6 comentários:

  1. eita!!! fiquei na dúvida se deveria comentar. Explicando...achei a receita super fácil e como boa geógrafa o detalhe de ser de outra cultura tornou bem interessante, mas confesso que não sou muito chegada em sopa e a cara dela...
    Vou esperar por uma sobremesa chilena, certo?

    se desculpa aí com o maridão(kkkk)
    beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Ixi, amiga, então vai esperando... Pelo visto, sobremesa chilena é fruta mesmo, ahahahah!

    ResponderExcluir
  3. Hum, levinho, não? O internacional daqui de casa é tipo comida pra lida, sabe? Canjica e feijão são a base, só pra dar a ideia (cachupa é o nome). E é bom...
    Isso de cozinhar junto é tão romântico...

    ResponderExcluir
  4. Ai, Adriana, que saudades que eu estava dos seus comentários! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  5. voilà un plat très intéressant qui a un presque équivalent ici en Arabie , que j'aime beaucoup déguster mais qui demande pas mal de travail .. On fait cuire de la viande d'agneau avec une variété de légumes ( haricots verts, courgettes, potiron, tomates carottes ) et une demi-heure avant la fin de la cuisson on dépose aussi des morceaux de pâte ( juste farine, eau et sel) très, très fins dans la marmite qui cuisent en s'imbibant du bouillon .. c'est un plat traditonnel absolument délicieux que l'on appelle " margouq " ...

    ResponderExcluir
  6. je pense qu´on a là une influence arabe sur une soupe espagnole qui a été passée aux indiens du Chili... quel noeud!
    Bisous!

    ResponderExcluir